Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA
 

 
Araçatuba, 20 de março de 2007
 
Nova sede da Clínica de Psicologia será inaugurada no dia 20 de abril
 
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

           O Curso de Psicologia da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba foi reconhecido pelo Parecer C.E.E. nº 548/2006, com o voto do eminente Relator Conselheiro Ângelo Luiz Cortelazzo, acompanhando voto das supervisoras Doutoras Yehia Gohara Ivete e Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, relatoras e responsáveis pela análise do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia e dos Estágios Profissionalizantes apresentados ao Conselho, por ocasião do pedido de reconhecimento. Além do reconhecimento legal do curso, todos os

estágios foram certificados pelo Conselho Regional de Psicologia sob o nº PJ 3328, conforme aprovação em reunião plenária nº 1286ª de 24/08/2006, para a prestação de serviço nas seguintes modalidades: psicologia clínica, psicologia educacional, psicologia organizacional, psicologia hospitalar e psicodrama, sob a responsabilidade técnica do psicólogo Claudemir Gomes.
Nesse intento, a Fundação Educacional Araçatuba, na pessoa de seu presidente Prof. Dr. João César Bedran de Castro, autorizado pelo Conselho de Curadores da FEA, realizou investimento na ordem de R$ 344.605,08 na construção de um centro de Serviços de Atendimento em Psicologia, com 21 salas, ocupando área de 512 m², e aproximadamente R$ 50.000,00 em equipamentos e mobiliários.
          O Serviço de Atendimento em Psicologia é um espaço acadêmico que congrega todo o serviço de supervisão dos diversos estágios que os alunos do curso de psicologia realizam, cumprindo 1.340 horas individualmente, e além disso, oferece espaço para o atendimento clínico, com hora marcada, a indivíduos, grupos, casais, famílias, adultos, jovens, adolescentes e crianças, de casos constituídos por demandas psicossociais e viabiliza a realização de projetos interdisciplinares com alunos de outros cursos da instituição.
         Os atendimentos obedecem aos procedimentos da inscrição e da triagem, sendo os encaminhamentos destinados, preferencialmente, às pessoas que comprovarem rendimento salarial compatível com a necessidade do atendimento.
         No ano de 2006, os estágios profissionalizantes do curso de psicologia, por meio de sua primeira turma de formandos, atenderam no setor clínico 333 pessoas, assim discriminadas: 220 adultos, 80 crianças e 33 adolescentes, sendo 213 do sexo feminino e 120 de sexo masculino, com rendimentos salariais assim especificados: sem rendimentos salariais: 215 pessoas, 1 a 2 salários mínimos: 59 pessoas, 3 a 4 salários mínimos: 40 pessoas, de 5 a 10 salários mínimos: 9 pessoas. As modalidades clínicas mais utilizadas foram as seguintes: 170 pessoas atendidas em processo de atendimento psicoterapêutico, 79 atendidas em plantão, 32 em atendimento familiar, 27 em psicodrama, 14 em atendimento escolar, 11 em acompanhamento terapêutico. Dessas 333 pessoas, 191 são solteiras, 116 casados, 19 divorciados e 7 viúvos. Esses atendimentos foram semanais, com 1 hora de duração e totalizaram, no ano, 9.400 horas de atendimentos realizados.
        Todo esse trabalho foi realizado a partir do interesse, disposição e comprometimento social de 47 alunos psicólogos-formandos, com a supervisão de 13 profissionais pertencentes ao quadro docente da FAC-FEA de 2006. Além dessa atividade clínica realizada, os alunos dos estágios profissionalizantes ainda atuaram nas modalidades Escolar, Organizacional, Saúde e Comunidade, desenvolvendo estágios supervisionados de 200 horas-ano em 26 empresas, 13 escolas e 6 instituições sociais como: 2º Batalhão de Policia Militar, Delegacia de Defesa da Mulher, Centro de Ressocialização, Santa Casa - CTO, Programa de Saúde da Família, UNESP de Araçatuba e a Santa Casa de Misericórdia e Ambulatório de Saúde Mental na cidade de Birigui, envolvendo milhares de pessoas, na condição de funcionários, gerentes, alunos, professores, diretores, crianças e agentes de saúde, soldados e pessoas assistidas em enfermaria e em outras instituições sociais.
        Todavia, todo presente tem um preço e os números não são pequenos. Do ponto de vista institucional, custou à Fundação, além da construção de um prédio com 21 salas para o Atendimento em Psicologia, o pagamento mensal de 68 horas semanais de supervisão para acompanhamento dos alunos em seus estágios, o que soma a quantidade de 3.672 horas anuais, somadas ainda ao pagamento das horas da coordenação geral e dos funcionários que participaram de toda a organização escritural e administrativa do processo, dos seguros contra acidentes pessoais de cada estagiário, além dos serviços de segurança contratados. Todo esse investimento é um presente que a Fundação fez e fará a cada ano à cidade de Araçatuba e região. Do ponto de vista discente, devemos ressaltar o empenho dos alunos no cumprimento de suas atividades, que não mediram esforços na locomoção aos locais de atendimento visando o aprimoramento profissional e na tentativa de solucionar os problemas que se lhes apresentavam. Afinal, os 47 alunos cumpriram aproximadamente 72.000 horas entre as atividades de supervisão e dos estágios realizados neste ano.
         Por todos esses dados apresentados à população e devidamente documentados, fica evidente que o Curso de Psicologia da FAC-FEA demonstra claramente o cumprimento da missão social da Instituição, que é o de permitir aos seus alunos o acesso ao conhecimento teórico e prático, a formação do sentimento de cidadania, a realização de um trabalho comprometido com a inclusão social e o resgate da dignidade das pessoas menos aquinhoadas.
         O Curso de Psicologia da Fac-Fea, com seu projeto pedagógico totalmente atualizado e fundamentado nas Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de psicologia do Brasil e, desejoso de continuar sendo um curso que busque a excelência no processo de formação acadêmica, parabeniza as pessoas que, neste ano de 2007, deram a preferência de realizar os seus estudos na FAC-FEA, e, para aqueles que escolheram o Curso de Psicologia da FAC-FEA, bem vindos a todos e, estejam certos, faremos de tudo para que você possa viver e realizar o desafio de conhecer essa nova ciência, a Psicologia, e de se tornarem psicólogos competentes e comprometidos com a transformação das pessoas e, por conseqüência, do modelo social.
Imagens da nova sede da Clínica de Psicologia da FAC-FEA
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique nas imagens para ampliar

         O horário de funcionamento e de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 18h00 às 22h00, sendo que o telefone para contato e inscrição é o (18) 3625-9144. O Serviço de Atendimento em Psicologia está localizado na rua Marcondes Salgado, nº 410, na esquina com a rua Maurício de Nassau nº 1191, Bairro Santana, dentro do campus da Faculdade.
Voltar à Página de Notícias
 
Site desenvolvido por ALB e Electram