Araçatuba, 04 de junho de 2007

Curso de Psicologia da FAC-FEA está entre os 15 melhores do País

Os resultados do ENADE 2006 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) divulgados no último dia 1º de junho avaliaram o Curso de Psicologia da FAC-FEA entre os 15 melhores do Brasil em

sua área, de acordo com os conceitos alcançados pela Instituição.
            O ENADE foi aplicado em novembro de 2006 em todo o Brasil, e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O exame é obrigatório, e foi instituído pelo MEC a partir de 2002, para substituir o antigo Provão.
Em uma escala que vai de 1 a 5, o curso de Psicologia da FAC-FEA alcançou os conceitos 3 (conceito ENADE) e 5 (conceito IDD), o que o coloca entre os 15 melhores do Brasil, entre os 6 melhores do Estado de São Paulo e o melhor da Região Noroeste Paulista. O curso de Psicologia alcançou a nota máxima no conceito IDD, índice alcançado por somente 15 instituições de ensino superior em todo o Brasil.
O curso de Administração manteve o padrão que já alcançou desde que o MEC passou a avaliar os cursos de nível superior, obtendo os conceitos 2 (conceito ENADE) e 2 (IDD).
Em 2005, o Curso de Pedagogia da FAC-FEA já havia alcançado os conceitos 3 (conceito ENADE) e 4 (conceito IDD), o que o coloca entre os 40 melhores cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo e entre os 3 melhores da Região Noroeste Paulista.
Desta forma, a FAC-FEA demonstra que a busca incessante de seu corpo docente e discente pela excelência na qualidade da educação começa a mostrar seus resultados, influindo diretamente na qualidade dos profissionais formados pela Instituição.

Entenda os conceitos do ENADE:
O Conceito ENADE é formado a partir dos componentes de Formação Geral (prova de natureza transdisciplinar e que explora as habilidades e competências importantes para os estudantes de todas as áreas do conhecimento: capacidade de relatar, analisar, sintetizar, inferir, comunicar-se com clareza e coerência, usar adequadamente em diferentes contextos a língua portuguesa) e de Formação Específica (prova elaborada com base nas Diretrizes Curriculares, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e também no perfil profissional de cada curso, contemplando os saberes fundamentais exigidos em cada área profissional).

O Conceito IDD (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado) tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. Esse conceito busca determinar quanto de conhecimento os cursos agregam a seus alunos.

Fonte: INEP
Acesse os resultados do ENADE:
Voltar à Página de Notícias

Site desenvolvido por ALB e Electram