Araçatuba, 20 de outubro de 2008

Alunos participam de Encontro Regional de Psicologia Social

Alunos da FAC-FEA participam de Encontro de Psicologia Social

No período de 16 a 18 de outubro de 2008 foi realizado o 9º Encontro Regional da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) no campus da UNESP do município de Bauru - SP. O evento contou com o apoio do Conselho Federal de Psicologia, do Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo, Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru - Departamento de Psicologia, FUNDUNESP e Secretaria de Cultura do Município de Bauru. O objetivo do evento foi discutir a produção na área de Psicologia Social nos últimos dez anos,

principalmente no Estado de São Paulo, onde as políticas neoliberais têm causado forte impacto, verificando as implicações dessa realidade para a ABRAPSO, seus participantes e a relação da Associação com a sociedade. Desta forma, procurou-se reafirmar a importância do papel da entidade como espaço crítico, visando subsidiar a práxis na psicologia social brasileira, por meio de reflexões sobre as questões teóricas, científicas e políticas. O foco principal do evento abordou o tema "Psicologia Social – Desenvolvimento teórico, análise e intervenção social frente à reestruturação produtiva do capital", que contou com palestrantes mestres e doutores de diversas universidades brasileiras, como UNESP, UERJ, PUC-SP, UFMG e USP.
       Paralelamente às mesas redondas e palestras principais, ocorreram as comunicações orais divididas por eixos temáticos, e os alunos do curso de Psicologia da FAC-FEA Edson Neves Terra Júnior e Luciana Hernandes Matiussi apresentaram o trabalho intitulado “Gerando renda: A Psicologia Social no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), sob a supervisão da Profa. Ms. Bernadete de Lourdes Salles Baccini, abrangendo o eixo temático da Psicologia Social Comunitária. O Coordenador do Curso de Psicologia da FAC-FEA, Prof. Ms. Claudemir Gomes destacou a importância da participação dos alunos da FAC-FEA no evento, enfatizando que estas atividades propiciam aprendizagens e vivências culturais: “No desejo de que os alunos souberam aproveitar todos os momentos deste evento e que se disponham a compartilhá-lo com os demais alunos da Instituição, parabenizo os participantes pela iniciativa e disposição acadêmica”.