Araçatuba, 8 de junho de 2009

FEA Forum apresenta palestra sobre Integração

Fea Forum 2009 - Palestra: Intergração entre Legislativo, Comunidade e Academia
Alunos Clique na imagem para ampliar
          Ocorreu nesta sex-ta feira, dia 05/06, a 4ª edição do FEA Forum 2009, com a apresentação da palestra "Integração entre Legislativo, Comunidade e Academia", proferida pela Ver. Edna Flor, Presidente da Câmara Municipal de Araçatuba e pelo Prof. Ms. Pascoal Manfredi Neto, Mestre em Sociologia pela USP-SP e atual Diretor Pedagógico da FAC-FEA. A palestra contou com expressiva participação do corpo discente da Faculdade, que prestigiou o evento demonstrando grande interesse pelo tema proposto. Além dos alunos, o evento

contou com a participação do Presidente da FEA, Prof. Dr. João César Bedran de Castro, da Diretora Executiva da Instituição, Dra. Carmen Sílvia de Oliveira Santana Casteletto, de membros do Conselho Curador, Drs. Sérgio Smolentzov e Albertino de Lima e de professores da Instituição.

Antes do início da palestra, os participantes puderam assistir a uma apresentação teatral promovida por alunos da Faculdade sobre a questão da dengue. Sob a supervisão das professoras Andréa Alves da Silva Soares, Patrícia Cardoso Soares e Sílvia Regina Pincerato Petrilli, o grupo formado por cerca de 15 alunos do curso de Pedagogia apresentou uma abordagem eclética e criativa sobre o tema. Esta apresentação faz parte de um projeto a ser desenvolvido por estes alunos nas escolas da rede municipal de Araçatuba e região.

A vereadora Edna Flor iniciou a palestra enfatizando o real papel do Legislativo, muitas vezes desconhecido da população, e da importância da atuação da casa legislativa como agente catalizador das necessidades da população e da garantia da cidadania. Destacou também a importância da parceria e diálogo crescentes entre o Legislativo, a Comunidade e a Academia, analisando questões que devem ser discutidas em âmbito público, promovendo a disseminação da informação e a integração destas três vertentes da sociedade na avaliação de seus problemas mais prementes e relevantes.

O Prof. Pascoal Manfredi Neto apresentou um painel da atual situação da Educação Superior no Brasil, elencando as principais características deste sistema de ensino e dos cursos de graduação atualmente oferecidos. Destacou a importância da externalização das questões levantadas no ambiente acadêmico para a sociedade e da parceria estabelecida com os órgãos públicos municipais no sentido de auxílio à implementação de políticas públicas, através de projetos, pesquisas e instrumentos quantitativos e qualitativos desenvolvidos por seus alunos. Finalizando a palestra, o Prof. Pascoal apresentou um perfil dos alunos da FAC-FEA, através de dados estatísticos coletados nas avaliações institucionais dos últimos 5 anos.

A próxima edição do FEA Forum ocorrerá no mês de agosto, com palestra a ser proferida pelo Prof. Ms. Ronaldo Abud Cabrera sobre a questão dos direitos do consumidor.

. . : : Veja imagens da Palestra: : . .

Clique nas imagens para ampliar