Araçatuba, 01 de setembro de 2009

FAC-FEA realiza I Encontro de Egressos de Psicologia

A FAC-FEA promoveu seu I Encontro de Egressos do Curso de Psicologia, nos dias 27 e 28 de agosto, com grande participação da comunidade acadêmica da Instituição. Estiveram presentes cerca de 200 alunos e egressos do curso de Psicologia, além de professores que já ministraram aulas na Faculdade. O curso de Psicologia da FAC-FEA, em funcionamento desde 2002, já formou três turmas: de 2006 a 2008. O tema do Encontro foi "O papel do psicólogo e sua relação com mercado de trabalho".

Entre os palestrantes, professores, ex-professores e egressos da Faculdade. O Encontro foi aberto pelo Diretor Pedagógico da FAC-FEA, Prof. Ms. Pascoal Manfredi Neto, que elogiou a iniciativa de reunir alunos e ex-alunos no sentido de dividir experiências sobre o mercado de trabalho da psicologia, além de apresentar à comunidade acadêmica um novo espaço no site da Instituição, especialmente dedicado aos alunos egressos (www.feata.edu.br/mural_egressos.htm).

No primeiro dia do evento (27/08), a mesa foi composta pela Vice-Diretora Pedagógica da FAC-FEA, Profa. Dra. Vera Maria Neves Smolentzov, a Coordenadora do Curso de Psicologia da FAC-FEA, Profa. Ms. Sandra Lourenço Corrêa, pela Profa. Ms. Bernadete de Lourdes Salles Baccini (professora convidada) e pelos egressos psicólogos Edson Neves Terra Júnior e Daniele Alexandra Grizolli de Freitas. A primeira palestra foi apresentada pela egressa psicóloga Daniele, que discorreu sobre sua experiência como profissional responsável pelo atendimento psicológico no Hospital Neurológico Ritinha Prates. A seguir, o egresso psicólogo Edson falou sobre a crise no mercado de trabalho e sobre sua experiência como profissional do PEDI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Araçatuba. Para encerrar o evento deste dia, a Profa. Ms. Bernadete apresentou aos alunos uma visão sobre as expectativas e as características esperadas do profissional psicólogo que está se inserindo no mercado de trabalho.

No segundo dia do evento (28/08), a mesa foi composta pela Coordenadora do Curso de Psicologia da FAC-FEA, Profa. Ms. Sandra Lourenço Corrêa, pelo Prof. Ms. Cláudio Antonio Christante Errerias (professor convidado), e pelos egressos psicólogos Josiane Ruiz Trevelin, Luciana Zanola, Rita de Cássia Lopes Venturoli e Dênis Augusto Soares. A primeira palestra da noite foi apresentada pela egressa psicóloga Josiane, que expôs material sobre sua experiência de atendimento psicológico na Fundação Casa (Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) instituição ligada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. A seguir, as egressas psicólogas Luciana e Rita de Cássia discorreram sobre sua experiência como ATs (Acompanhantes Terapêuticas), através de uma proposta multidisciplinar que proporciona o desenvolvimento de prática clínica extra-terapêutica junto aos pacientes em seu próprio cotidiano. O egresso psicólogo Dênis apresentou palestra sobre as características da Teoria Sistêmica (Bertallanfy e Cibernética). Para encerrar o encontro, o Prof. Ms. Cláudio Errerias lembrou sua passagem pela Faculdade como docente e falou aos alunos sobre sua experiência como psicólogo, sobre fatos que marcaram sua carreira profissional e acadêmica, transmitindo aos  presentes uma perspectiva positiva sobre o futuro profissional daqueles que pretendem seguir uma carreira nos diversos ramos da Psicologia. Ao final dos trabalhos, os egressos presentes já manifestaram a intenção de realizar o II Encontro de Egressos em 2010.

O evento teve a finalidade de acompanhar a formação acadêmica dos egressos da FAC-FEA, além de oferecer um espaço para a reflexão do profissional em seu campo de trabalho, os limites e as possibilidades de sua atuação. Permitiu também, um contato dos atuais alunos com profissionais que já são atuantes no mercado de trabalho, compartilhando experiências que poderão contribuir com a formação acadêmica dos mesmos.

. . : : Veja imagens do Encontro : : . .

Clique nas imagens para ampliar