Araçatuba, 02 de setembro de 2009

FAC-FEA é a melhor Faculdade da Região
no ranking do MEC pelo 2º ano consecutivo

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) divulgou em 31 de agosto último a tabela do Índice Geral de Cursos (IGC),  e a FAC-FEA, pelo segundo ano consecutivo, foi a Faculdade mais bem avaliada da região, de acordo com os critérios de classificação do órgão, dividido por Universidades, Centros Universitários e Outras Instituições (Faculdades e Institutos, caso da FAC-FEA).  Foram avaliadas 2.000 instituições em todo o Brasil, e para se chegar ao ranking final, o MEC avaliou o nível de aprendizado dos

formandos nos três últimos exames do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, a titulação dos professores, a opinião dos alunos e a infra-estrutura física; chegando ao chamado IGC (Índice Geral de Cursos). O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. As notas do IGC variam de 0 a 500, enquadrando as instituições em cinco faixas possíveis:

5 - de 395 a 500 (nível de excelência)
4 - de 295 a 394
3 - de 195 a 294
2 - de 94 a 194
1 - de 0 a 94 (nível crítico)

A FAC-FEA alcançou o valor de 226 pontos, graduada na faixa 3, o que a coloca na primeira colocação da Região no critério que analisa as Faculdades e Institutos, e entre as 120 principais faculdades do Estado de São Paulo. Em todo o Brasil, segundo a distribuição percentual disponibilizada pelo MEC, considerando apenas as Faculdades, somente 39,8% alcançaram a faixa 3. Considerando todas as Universidades, Centros Universitários e Faculdades do Brasil, apenas 44,2% alcançaram esta faixa (das 2.000 instituições avaliadas, um total de 884, sendo 242 no Estado de São Paulo). O IGC será utilizado pelos fiscais do MEC que visitam as instituições periodicamente para avaliar se estas têm condições de abrir novos cursos e se os que estão sendo oferecidos podem continuar funcionando.

Segundo o último levantamento do Censo da Educação Superior do Brasil (INEP – 2007), o Brasil possui 183 Universidades, 120 Centros Universitários e 1.648 Faculdades e Institutos, entre instituições públicas e privadas.

Desta forma, a FAC-FEA mantém a colocação alcançada ano passado, quando também foi a melhor Faculdade da Região no ranking do MEC. Recentemente, o Conselho Estadual de Educação recredenciou a FAC-FEA dentro do prazo máximo (5 anos) concedido a uma instituição de ensino superior, atestando a qualidade de seus cursos, cujo desempenho agora é mais uma vez referendado através do ranking do MEC.