Araçatuba, 18 de maio de 2010

A FAC-FEA e a Luta Antimanicomial

18 de maio: Dia da Luta Antimanicomial

Alunos do último ano do Curso de Psicologia da FAC-FEA promoveram nesta última semana diversas manifestações e apresentações referentes à Luta Antimanicomial, cuja data é comemorada no Brasil no dia 18 de maio, há mais de 20 anos. Os alunos, sempre com o devido apoio institucional da Coordenação e Direção Pedagógica, desde o ano de 2003, vêm participando ativamente dessa Luta. Vários professores e centenas de alunos ao longo desses 8 anos se envolveram em projetos, seminários, discussões temáticas, palestras,

oficinas realizadas diretamente com os portadores de transtornos mentais, TCCs, artigos, espaços e representações em FEA LIVRES e FEA FORUNS, discussão de filmes, encenações teatrais, etc. A  Luta Antimanicomial faz parte de um processo de transformação dos serviços psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde - SUS. Como processo decorrente deste movimento, surgiu a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10.216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

A FAC-FEA, em todos os momentos dessa caminhada política, tem deixado claro que a meta nessa Luta Antimanicomial se divide em dois aspectos: 1- pelo fim do sistema asilar – hospitais psiquiátricos do modelo tradicional, com ênfase exclusiva no controle químico, por ser sua prática e metodologia um desrespeito à vida e à integridade do ser humano; 2- pela implantação de CAPSs, com metodologia positiva de promoção à vida, coordenados por profissionais interessados em saúde mental coletiva – em forma de conselho, com ocupação diária da pessoa enferma em atividades que não apenas ocupe as horas do seu dia mas que possa despertá-la para um novo modo de ver e de sentir o mundo. Alguns passos ja foram dados, mas ainda estamos distantes de uma sociedade mais justa e da seriedade que requer a questão da diferença.

Texto: Prof. Ms. Claudemir Gomes - FAC-FEA

Veja fotos das atividades promovidas pelos alunos
do Curso de Psicologia da FAC-FEA
lembrando o Dia da Luta Antimanicomial:

Clique nas imagens para ampliar