Araçatuba, 20 de dezembro de 2010

Revistas acadêmicas da FAC-FEA recebem ISSN OnLine

Revistas acadêmicas da FAC-FEA recebem ISSN OnLIne

As revistas acadêmicas Avesso do Avesso, editada desde 2003, e Economia & Pesquisa, editada desde 1999, receberam a atribuição do ISSN eletrônico do IBICT - Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia, órgão subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O ISSN eletrônico somente é atribuído a publicações eletrônicas que já estejam disponíveis na internet, e se constitui em um parâmetro para o controle de qualidade de revistas acadêmicas e científicas e também um critério de indexação em base de dados nacionais e internacionais.

O ISSN (International Standard Serial Number) é um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual de um título pelo tempo em que for editado. O sistema de coordenação internacional (ISSN International Centre - ICISSN, Paris) assegura que cada ISSN é único para cada publicação. No Brasil, o ISSN é atribuído pelo Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia - IBICT, que é membro da rede e representante brasileiro junto ao Centro Internacional.

A partir de agora, com o ISSN Online, as revistas acadêmicas Avesso do Avesso e Economia & Pesquisa possuem as seguintes vantagens:

1) Identificação da publicação na WEB, fazendo assim a distinção entre publicações seriadas com o mesmo nome ou títulos semelhantes;

2) Auxilio onde a informação sobre publicações seriadas necessita ser registrada e comunicada com precisão (ordens de compra, pesquisas em base de dados, etc.);

3) Ponto de acesso útil aos catálogos de editores, diretórios comerciais, inventários automatizados, bibliografias, etc...;

4) O ISSN é amplamente usado em bases de dados automatizadas na organização, recuperação e transmissão de dados sobre publicações seriadas;

5) O ISSN é amplamente usado por bibliotecas para identificar, ordenar e processar títulos de publicações seriadas;

6) Publicações que têm ISSN fazem parte dos registros de publicações seriadas mantido pelo Centro Internacional do ISSN, em Paris.