Araçatuba, 07 de fevereiro de 2011

Aluna de Pedagogia da FAC-FEA apresenta
trabalhos acadêmicos em Cuba

A aluna Rosana Moraes de Sousa, discente do último ano do curso de Pedagogia da FAC-FEA, apresentou trabalhos acadêmicos no Congresso Internacional de Pedagogia, que ocorreu na cidade de Havana, em Cuba, no período de 24 a 28 de janeiro de 2011. O evento, denominado “Pedagogía 2011” reuniu profissionais da área da educação de todos os países da América Latina e do Caribe, tendo como tema a unidade dos educadores, propondo-se a promover a integração entre estes países através do compartilhamento de experiências e a
Aluna de Pedagogia da FAC-FEA apresenta trabalhos acadêmicos em Cuba
lupa Clique na imagem para ampliar

busca de estratégias e abordagens inclusivas e humanísticas. O evento é apoiado por organizações internacionais como a UNESCO, UNICEF e OEI.

O primeiro trabalho apresentado intitula-se “Inteligência não tem cor, preconceito sim”, onde é abordado o tema de como o preconceito de etnia pode depreciar os diversos tipos de inteligência. Este trabalho é resultado de projeto de pesquisa desenvolvido pela aluna sob orientação da Profa. Me. Sílvia Regina Pincerato Petrilli, Coordenadora do Curso de Pedagogia da FAC-FEA. Inicialmente ele foi apresentado durante a 9ª Jornada do Núcleo de Ensino da UNESP, realizada na cidade de Marília - SP em agosto de 2010. A receptividade do trabalho levou a estudante a inscrevê-lo no Congresso Internacional de Havana, onde foi apresentado com êxito na data de 27/01/2011.

O outro trabalho é denominado “Fazer em Cantos: uma nova proposta para a construção da autonomia da criança”, realizado com a finalidade de repensar a questão da infância apontando a importância do espaço escolar, a concepção sobre a educação infantil e como aprimorar as práticas pedagógicas, partindo do projeto da Secretaria Municipal da Educação de Araçatuba denominado “Fazer em Cantos”. Sob a orientação da Profa. Me. Patrícia Cardoso Soares (FAC-FEA) a aluna desenvolveu um trabalho de pesquisa acadêmica utilizando-se das teorias de Paulo Freire, Howard Gardner e Constance Kamii.

Para o custeio da viagem à Cuba, a estudante recebeu apoio financeiro da FEA, Rotary Clube, Prefeitura Municipal de Araçatuba e de diversas empresas privadas do município. Em sua participação no Congresso, Rosana Moraes foi acompanhada da Secretária da Educação do Município, Profa. Beatriz Soares Nogueira.

A programação completa do Congresso de Havana está disponível no site www.pedagogia2011.rimed.cu/.

. . : : Acompanhe entrevista da aluna ao Canal NET Cidade : : . .