Araçatuba, 13 de abril de 2011

Alunos de Administração apresentam Workshop de Embalagens

No último dia 11 de abril ocorreu o 1º Workshop de Embalagens, realizado pelos alunos do 7º semestre do curso de Administração, coordenados pela Profa. Daniela Georgina Somaio Teixeira Sala. O evento teve como objetivo principal colocar em prática os conceitos teóricos estudados em sala de aula na disciplina de Gerência de Produtos e Serviços, relacionados ao tema Embalagens. Os grupos de trabalho tinham a missão de desenvolver um dos temas atribuídos e apresentar um estande com as respectivas embalagens e pesquisas de história, evolução e tendên-

cias. Foram apresentados estudos sobre os tópicos: Embalagens Sustentáveis, Embalagens Inovadoras e Funcionais, Embalagens Sofisticadas e Personalizadas, Embalagens Promocionais, além das Embalagens Tradicionais e que pouco mudaram através dos tempos.

Cabe relembrar aqui as funções das embalagens, que historicamente são usadas para proteção e conservação dos produtos, além da identificação e informação sobre composição, usos, validade e fabricação; e que hoje são utilizadas cada vez mais para promover as marcas e produtos, atrair e persuadir o consumidor e, finalmente, levá-lo à ação de compra. Assim, as embalagens conquistam uma importância cada vez maior no ponto de venda, já que segundo pesquisas do Instituto POPAI (Point-of-Purchase Advertinsing Institute, 1998), 66% das decisões sobre as marcas adquiridas são tomadas no ponto de venda, e que 85% dos itens adquiridos nas lojas de auto-serviço não estavam nas listas de compras dos consumidores, ou seja, não haviam sido planejadas. Ainda segundo pesquisas, o consumidor demora em média 5 segundos para optar entre uma marca e outra numa gôndola de supermercado, e os olhos do consumidor percorrem as gôndolas a 100 km/h, portanto, a embalagem deve fazer com que o produto “pule” para o carrinho do comprador.

A professora Daniela destacou a participação dos alunos: "Parabéns aos alunos do 7º semestre de Administração, que além do desenvolvimento e apresentação dos trabalhos com as próprias embalagens, prepararam uma apresentação audiovisual do material e elaboraram a divulgação da exposição aos alunos e professores da FAC-FEA com muita criatividade e organização".

. . : : Veja imagens de trabalhos apresentados : : . .

lupa Clique nas imagens para ampliar