Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA
 

 
Araçatuba, 20 de junho de 2011
 
Trabalho Infantil é tema de Forum realizado na FAC-FEA
 
Clique na imagem para ampliar

         Realizou-se no auditório da FAC-FEA nesta última sexta-feira, 17/06, Fórum de Discussão com o tema “A Sociedade Contemporânea e a Exploração do Trabalho Infantil”, promovida conjuntamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Fundação Telefônica e COMDICA. O evento fez parte da programação da Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, que ocorreu de 6 a 18 de junho, com a realização de diversas atividades como exposição de fotos, apresentação de

filmes, teatro, palestras, mobilizações e panfletagem, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra o Trabalho Infantil (12 de junho).

          A mesa do Forum foi composta pelo Secretário Municipal de Ação Cidadã, Sr. Alex Lapenta; o Presidente do CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), Sr. Alex Aparecido Alves; Sr. Roberto Antonio de Melo (Conselheiro do CONDECA); o Presidente do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Sr. Albertino de Lima; Sra. Maria Vanda do Nascimento, Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho; o Diretor Pedagógico da FAC-FEA, Prof. Me. Pascoal Manfredi Neto e a Coordenadora do Curso de Psicologia da FAC-FEA, Profa. Me. Sandra Lourenço Corrêa. O evento ainda contou com a participação do Presidente da FEA, Eng. Raul Silva; do Secretário Municipal de Comunicação Social, Sr. Marcelo Teixeira; e do Coordenador do PETI, Sr. Edson Neves Terra Júnior; além de convidados, alunos e professores da FAC-FEA.

          Foram discutidas questões inerentes à exploração do trabalho infantil no Brasil e no mundo, e os desafios que constituem para o governo e para a sociedade. O problema estaria associado à pobreza, à desigualdade e à exclusão social, além de fatores de natureza cultural, econômica e de organização social da produção, que contribuiriam para sua manutenção e agravamento. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, foi apontado como o marco legal que determina restrições para o trabalho de criança no Brasil, mas criticado em relação à sua implantação de forma efetiva em todo o território nacional. A platéia foi convidada a opinar, com perguntas e observações, enriquecendo o debate em questão. No final, fazendo uma alusão ao lema da campanha, os palestrantes posaram para fotos mostrando “cartão vermelho ao trabalho infantil”.

. . : : Veja imagens do evento: : . .

lupa Clique nas imagens para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Voltar à Página Principal
 
Site desenvolvido por Electram