Araçatuba, 09 de agosto de 2011

Alunos do curso de Pedagogia realizam pesquisa
em escola do maior assentamento do Brasil

Os acadêmicos do ultimo semestre do curso de Pedagogia da FAC-FEA  Rinaldo Bistafa, Anísia Oliveira Seabra, Elisângela Maria da Silva e Cristiana de Lima Andrades, na semana de 31/07 a 04/08, realizaram pesquisas in loco na  escola Iraci Salete Strozak, localizada no assentamento Marcos Freire, zona rural do município de Rio Bonito do Iguaçu - PR. Esta pesquisa é parte do trabalho de conclusão de curso intitulado “A escola itinerante no MST e os pressupostos freireanos” que os alunos vem desenvolvendo sob a orientação da Profa.

Me. Maria Noemi Gonçalves do Prado.

O local da pesquisa foi escolhido em função da Escola Iraci Salete Strozak se situar no maior assentamento do Brasil e da América Latina, com cerca de 13.000 pessoas, que possui escolas itinerantes que vão desde a educação infantil ao ensino médio, contando com mais de 1.200 alunos e um corpo docente de 33 professores. A escola abriga o primeiro curso de magistério em assentamento no Estado do Paraná, além de ser a escola base das 10 outras escolas itinerantes do Estado.

A motivação pela escolha desta escola deve-se em função de que o projeto político pedagógico valoriza na organização do ensino a diversidade cultural, os processos de interação e transformação, o acesso aos conhecimentos historicamente construídos, os avanços tecnológicos como forma de preservar os princípios éticos, democráticos e culturais próprios dos sujeitos que dela fazem parte. Conceitos traduzidos em ações tão bem defendidas pelo educador brasileiro Paulo Freire.

Para os alunos do curso de Pedagogia da FAC-FEA, futuros professores, esta é uma importante experiência que possibilita pensar os processos educativos a partir da diversidade, das dimensões político, social, cultural e econômica que envolvem a prática educativa. Proporciona vivências mais humanizadoras, capazes de estabelecer o diálogo, a participação e provocar inquietações que favoreçam a construção de uma identidade docente própria, mais preocupada com o conhecer e o aprender do que o ensinar.

. . : : Veja imagens da pesquisa: : . .

lupa Clique nas imagens para ampliar