Araçatuba, 12 de agosto de 2011

Alunas do curso de Pedagogia participam
da 10ª Jornada Acadêmica do Núcleo da UNESP

Alunas do curso de Pedagogia participam da 10ª Jornada do Núcleo da UNESP

No dia 10/08/2011, as alunas Maria Faria dos Reis e Rosana Moraes de Sousa, do 6º semestre do curso de Pedagogia da FAC-FEA, participaram da 10º Jornada Acadêmica do Núcleo da UNESP de Marília, denominado “A Teoria Histórico- Cultural e a Educação Escola: dos Fundamentos à Práxis”. As alunas puderam partilhar e ouvir experiências enriquecedoras, apresentadas por estudantes de graduação, alunos de mestrado e doutorado, bem como tiveram contato com as contribuições teóricas de renomados educadores de instituições públicas e privadas.

No evento a aluna Rosana Moraes apresentou um estudo desenvolvido por ela, sob a orientação da Profa. Me. Andréa Alves da Silva Soares, intitulado “Um Olhar sobre o Preconceito”, que faz parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual é exigência para a conclusão do curso de Pedagogia. A aluna apontou questões presentes no universo escolar, como os diversos tipos de preconceito, entre eles o preconceito vinculado aos gêneros, etnia, orientação sexual, as questões sociais e contra as pessoas deficientes, bem como as diferenças entre Preconceito e Discriminação, demonstrando a importância da compreensão destes conceitos por parte dos educadores que pretendem trabalhar em prol do combate ao Preconceito.

Além da temática apresentada pela aluna, outros participantes da jornada apresentaram trabalhos acerca dos eixos “Política Educacional; Psicologia e Educação, Teoria Histórico-Cultural em Questão, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Práticas Pedagógicas, Educação Ambiental, Inclusão Educacional, Educação Infantil e Ensino Fundamental de 9 anos, Educação de Jovens e Adultos, Ciências Sociais e Filosofia na Escola, Formação de Professores, Escola: Cultura e Etnia/Raça, Leitura e Escrita, Lúdico e Educação, Gestão Escolar e Currículo e Educação Matemática, Química e Física.