Araçatuba, 16 de novembro de 2011

FEA promove palestra sobre educação no campo

Palestra: A educação no campo e os movimentos sociais

No dia 12 de novembro, durante a realização do último FEA Forum de 2011, a FAC-FEA contou com a presença ilustre da Profa. Maria Antonia de Souza, Doutora em Educação pela UNICAMP, e autora de diversas publicações sobre Educação no Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos. O evento contou com a participação de toda comunidade acadêmica da FAC-FEA, assim como pessoas da comunidade de forma geral e teve como temática "A educação no campo e os movimentos sociais". A professora apresentou seus mais recentes estudos e

e pesquisas sobre a educação no campo e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na luta pela escola pública voltada à diversidade. Estudos que valorizam o trabalho no campo e os sujeitos trabalhadores, suas particularidades, contradições e cultura como práxis, em contraponto ao paradigma da educação rural, vinculado aos interesses do agronegócio, do capitalismo agrário e, conseqüentemente, ao fortalecimento das políticas de esvaziamento do campo. De acordo com a professora, a educação no campo precisa ser problematizada, principalmente em cursos de formação de professores, articulando mundo do trabalho, práticas educativas nas escolas do campo e política pública educacional em contextos locais e global.