Araçatuba, 10 de maio de 2012

Alunos de Administração assistem a palestras
sobre Marketing Digital e Gestão de Pessoas

Alunos de Administração assistem a palestras sobre Marketing Digital e Gestão de Pessoas
minilupa Clique na imagem para ampliar

Nas datas de 4 e 7 de maio, os alunos do curso de Administração tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre temas diretamente ligados à área, contribuindo para complementar a formação dos futuros profissionais administradores. Na primeira semana, Felipe Mendes, administrador especializado em marketing digital pela Google e sócio da Agência Win Propaganda, de Araçatuba, ministrou uma palestra intitulada “As Ferramentas do Marketing Digital” aos alunos dos 5º e 7º semestres do curso de Administração, tema relacionado ao conteúdo das disciplinas

de Fundamentos de Marketing e Gerência de Produtos e Serviços, ministradas pela professora Me. Daniela Teixeira Sala na FAC-FEA. Dentre as ferramentas apresentadas estão:

- as formas de identidade digital que as empresas podem utilizar – site institucional, comércio eletrônico, blog e redes sociais;
- as redes de pesquisa nas quais as empresas e marcas podem ser inseridas através de links patrocinados, utilizando a ferramenta Google Adwords;
- as redes de display onde empresas e marcas podem expor anúncios nos sites parceiros, Orkut ou Youtube;

Felipe Mendes apresentou ainda aos alunos, o Matemarketing, ou seja, o marketing baseado em números, que pode ser aplicado a partir de ferramentas como o Google Inside, por exemplo, que permitem obter informações sobre o comportamento de compra e pesquisa dos consumidores e direcionar as comunicações por regiões, subregiões, palavras-chave ou perfis, obtendo otimização das comunicações de marketing realizadas com o público-alvo da empresa e possibilitando a mensuração mais exata de resultados.

Na outra palestra, a coordenadora da área de Gestão de Pessoas da empresa Megatec Randon de Araçatuba, Daniela dos Santos Teixeira, apresentou-se na FAC-FEA para os alunos do 3º Semestre de Administração. O objetivo da palestra foi, mais uma vez, aproximar a teoria da prática, segundo a professora Me. Daniela Teixeira Sala, responsável pela disciplina de Recursos Humanos nesta turma.

Daniela dos Santos, que é graduada em Administração de Empresas e está cursando pós-graduação em RH e Psicologia Organizacional, apresentou aos alunos parte de sua experiência profissional dentro da área de Gestão de Pessoas, primeiro na Klin, uma empresa de grande porte, no setor calçadista de Birigui, que conta com cerca de 3 mil funcionários, e depois na Megatec, que conta hoje com cerca de 150 colaboradores. A administradora falou um pouco dos desafios e dificuldades encontradas na implantação destas mudanças que envolvem alterações na própria cultura organizacional e passam pelo alinhamento de objetivos estratégicos desde os diretores, até o mais novo dos colaboradores. Os alunos puderam ter contato, na prática, com as funções e atividades realizadas pela área de RH, envolvendo principalmente os processos de recrutamento, seleção, integração do novo colaborador, motivação, comunicação interna, remuneração e desenvolvimento.

. . : : Veja imagens das palestras: : . .

lupa Clique nas imagens para ampliar