Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA
 

 
Araçatuba, 30 de maio de 2012
 
Alunas de Pedagogia implantam projeto de educação ambiental
 
Alunas de Pedagogia implantam projeto de educação ambiental
minilupa Clique na imagem para ampliar

         As alunas Aurelina Aparecida de Oliveira Costa, Célia Regina Sobral, Joice Juliana Silva e Maria Simone Alves de Sousa, do 5º semestre do Curso de Pedagogia da FAC-FEA efetivaram no último dia 28 de maio de 2012, o Projeto “Plante e deixe que colham”, onde inicialmente foram plantadas 100 mudas de árvores frutíferas de mais de 30 espécies, como manga, caqui e jabuticaba, juntamente com 150 crianças da EMEB Suzana Echelon Ortiz, com idades até seis anos. Este projeto também contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Educação

Ambiente, Secretaria Municipal da Educação e a Polícia Ambiental. O plantio aconteceu no final da Av. Waldemar Alves, local onde ainda serão plantadas mais 200 mudas. A intenção das alunas é levar o projeto a ser implantado em outros locais da cidade, principalmente naquelas vias e praças onde a cobertura vegetal ainda é esparsa. O diferencial deste projeto é justamente o plantio de árvores frutíferas, já que o padrão adotado pelas prefeituras normalmente não é esse. “Esperamos contar com o apoio da iniciativa privada e da população para que este projeto se amplie, pois o envolvimento direto da comunidade é essencial e contribui para a formação de uma consciência ambiental que se transmite entre as gerações”, afirma Aurelina, uma das idealizadoras do projeto. Estiveram presentes o Secretário Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sr. Jorge Hector Rozas e a Secretária Municipal de Educação, Profa. Me. Patrícia Cardoso Soares, que acompanharam a realização prática deste projeto.

         A idéia do projeto germinou na disciplina Seminários Temáticos Interdisciplinares, sob a orientação da Profa. Me. Maria Noemi Gonçalves do Prado, onde constatou-se a importância de se incentivar alunos, familiares, escola, comunidade, empresas a participar da transformação humana e social, conservando, cultivando e recuperando o meio ambiente. A partir das discussões realizadas em sala, buscou-se parceria com a EMEB Susana Echelon Ortiz, as Secretarias Municipais e com a própria faculdade, por meio da professora orientadora e da Coordenação do Curso de Pedagogia. Importante lembrar que a opção pela EMEB citada deve-se a proximidade da escola ao local da execução do projeto, uma avenida recém-pavimentada, com canteiro central precisando ser revitalizado.

         Assim, o objetivo geral do projeto é trabalhar com os alunos da Educação Infantil a compreensão da importância do desenvolvimento da consciência e atitude de preservação ambiental. As diretrizes do projeto fundamentam-se nas idéias do educador Paulo Freire, que preconiza a criança como “sujeito responsável pela sua aprendizagem”, onde mostra a importância de mantermos a participação dos alunos e o desenvolvimento da noção com o meio em que está inserido. A partir dessas experiências construídas e vividas em uma escola mais democrática, as crianças podem levá-las ao seu lar, vizinhos, comunidade geral, tornando o meio ao qual faz parte, um ambiente diferenciado positivamente.

          As alunas da FAC-FEA agradeceram a todos os professores, alunos, direção e colaboradores externos que acreditaram na semente do plantar sem esperar a colheita, deixando que, no futuro, outros colham.

. . : : Veja imagens da implantação do Projeto: : . .

lupa Clique nas imagens para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Voltar à Página Principal
 
Site desenvolvido por Electram