Araçatuba, 30 de maio de 2012

Alunas de Pedagogia implantam projeto de educação ambiental

minilupa Clique na imagem para ampliar

As alunas Aurelina Aparecida de Oliveira Costa, Célia Regina Sobral, Joice Juliana Silva e Maria Simone Alves de Sousa, do 5º semestre do Curso de Pedagogia da FAC-FEA efetivaram no último dia 28 de maio de 2012, o Projeto “Plante e deixe que colham”, onde inicialmente foram plantadas 100 mudas de árvores frutíferas de mais de 30 espécies, como manga, caqui e jabuticaba, juntamente com 150 crianças da EMEB Suzana Echelon Ortiz, com idades até seis anos. Este projeto também contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Educação

Ambiente, Secretaria Municipal da Educação e a Polícia Ambiental. O plantio aconteceu no final da Av. Waldemar Alves, local onde ainda serão plantadas mais 200 mudas. A intenção das alunas é levar o projeto a ser implantado em outros locais da cidade, principalmente naquelas vias e praças onde a cobertura vegetal ainda é esparsa. O diferencial deste projeto é justamente o plantio de árvores frutíferas, já que o padrão adotado pelas prefeituras normalmente não é esse. “Esperamos contar com o apoio da iniciativa privada e da população para que este projeto se amplie, pois o envolvimento direto da comunidade é essencial e contribui para a formação de uma consciência ambiental que se transmite entre as gerações”, afirma Aurelina, uma das idealizadoras do projeto. Estiveram presentes o Secretário Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sr. Jorge Hector Rozas e a Secretária Municipal de Educação, Profa. Me. Patrícia Cardoso Soares, que acompanharam a realização prática deste projeto.

A idéia do projeto germinou na disciplina Seminários Temáticos Interdisciplinares, sob a orientação da Profa. Me. Maria Noemi Gonçalves do Prado, onde constatou-se a importância de se incentivar alunos, familiares, escola, comunidade, empresas a participar da transformação humana e social, conservando, cultivando e recuperando o meio ambiente. A partir das discussões realizadas em sala, buscou-se parceria com a EMEB Susana Echelon Ortiz, as Secretarias Municipais e com a própria faculdade, por meio da professora orientadora e da Coordenação do Curso de Pedagogia. Importante lembrar que a opção pela EMEB citada deve-se a proximidade da escola ao local da execução do projeto, uma avenida recém-pavimentada, com canteiro central precisando ser revitalizado.

Assim, o objetivo geral do projeto é trabalhar com os alunos da Educação Infantil a compreensão da importância do desenvolvimento da consciência e atitude de preservação ambiental. As diretrizes do projeto fundamentam-se nas idéias do educador Paulo Freire, que preconiza a criança como “sujeito responsável pela sua aprendizagem”, onde mostra a importância de mantermos a participação dos alunos e o desenvolvimento da noção com o meio em que está inserido. A partir dessas experiências construídas e vividas em uma escola mais democrática, as crianças podem levá-las ao seu lar, vizinhos, comunidade geral, tornando o meio ao qual faz parte, um ambiente diferenciado positivamente.

As alunas da FAC-FEA agradeceram a todos os professores, alunos, direção e colaboradores externos que acreditaram na semente do plantar sem esperar a colheita, deixando que, no futuro, outros colham.

. . : : Veja imagens da implantação do Projeto: : . .

lupa Clique nas imagens para ampliar