Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA
 

 
Araçatuba, 14 de setembro de 2012
 
Alunas do curso de Pedagogia realizam pesquisa de campo
na pediatria do Hospital do Câncer de Barretos
 
Alunas de Pedagogia realizam pesquisa de campo na pediatria do Hospital do Câncer de Barretos
minilupa Clique na imagem para ampliar

         No dia 11 de setembro, as alunas do 6º semestre do curso de Pedagogia da FAC-FEA, Mayra Souza Neves, Fernanda Aiko de Sena, Simone Martins Lopes, Franciele Rodrigues Roberto, Pâmela Marcuz Mariano e Annelise Stavare Leal, que desenvolvem Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “A atuação do Pedagogo em ambiente hospitalar” sob a orientação da Profa. Me. Silvia Regina Pincerato Petrilli, realizaram pesquisa de campo na pediatria do Hospital de Câncer de Barretos - Fundação PIO XII, onde visitaram os pavilhões infantojuvenis “Sandy e Júnior” e

“Presidente José Inácio Lula da Silva”.

        Na oportunidade, puderam conhecer e compreender pedagogicamente a atuação do Pedagogo em ambiente hospitalar e com ele, as formas de se resgatar a vida e a alegria presentes na continuidade do prazer de aprender da criança hospitalizada. Constataram que as propostas pedagógicas desenvolvidas na brinquedoteca, as brincadeiras lúdicas, culturais, expressivas e artísticas, as oficinas de artes, de beleza e atividades de leitura, quando bem planejadas e acompanhadas por profissionais, mesmo em ambiente hospitalar, muito favorecem para a diminuição dos efeitos colaterais causados nas crianças. As alunas foram recebidas e acompanhadas pela Pedagoga Hospitalar Profa. Ester Piai, que atua no hospital desde 2008, juntamente com uma equipe de brinquedistas, médicos e outros profissionais comprometidos com o tratamento clínico que, no entanto, não se descuidam dos aspectos globais que envolvem (social, afetivo, emocional e cognitivo) todo ser humano.

           Assim, este estudo, por entender que a educação numa visão ampla une-se à Pedagogia Hospitalar e com ela a configuração de todo um trabalho pedagógico, constatou e compreendeu in loco a importância e a complexidade do papel do Pedagogo e do seu compromisso com a formação de pessoas mais humanas, felizes e saudáveis sócio-cognitiva e emocionalmente.

Texto: Profa. Me. Sílvia Regina Pincerato Petrilli
Coordenadora do Curso de Pedagogia - FAC-FEA


. . : : Veja imagens da pesquisa de campo: : . .

lupa Clique nas imagens para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Voltar à Página Principal
 
Site desenvolvido por Electram