Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA
 

 
Araçatuba, 23 de novembro de 2012
 
Revistas acadêmicas da FAC-FEA já possuem
identificação digital (DOI)
 
Revistas científicas da FAC-FEA já possuem identificação digital (DOI)

         As revistas acadêmicas Avesso do Avesso e Economia & Pesquisa, publicações anuais de conteúdo científico e cultural da Faculdade da FEA, já possuem seus conteúdos identificados digitalmente através do DOI (Digital Object Identifier). O DOI é um número de identificação único e exclusivo atribuído a um documento (textos, imagens, sons, vídeos, metadados, etc...) em redes de computadores, como a Internet. No caso das revistas da FEA, as duas publicações agora possuem suas numerações específicas, que as diferenciam e as

identificam na rede, assim como suas edições e os artigos que compõem as revistas. As edições da Avesso do Avesso e da Economia & Pesquisa possuem versões impressas e eletrônicas, e o DOI é uma certificação de que os artigos científicos que compõem estas revistas foram publicadas no meio digital.

         A importância da atribuição deste identificador é cada vez maior no meio acadêmico e científico, uma vez que, no Brasil, a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas registradas pelos pesquisadores em seus currículos digitais (Curriculum Lattes).

         Além de ser um mecanismo utilizado para garantir o pagamento de direitos autorais através de um sistema de distribuição de textos digitais, o DOI também é útil para auxiliar a localização e o acesso de materiais na web, facilitando a autenticação de documentos.

         A numeração do DOI possui dois componentes: Prefixo e Sufixo. Estes dois componentes apresentam-se separados por uma barra - "/", e esta sintaxe é padronizada através da ISO 26324.

         O prefixo é estipulado pela International DOI Foundation (IDF) e também é dividido em duas partes: A primeira é o número 10. Todo DOI começa com este número. A segunda parte refere-se ao número que é cedido à organização que deseja ter um DOI. Na FEA este número é 6005. O sufixo é uma sequência numérica estipulada por quem solicita o registro, no caso a FEA. Nossa sintaxe é a seguinte: os 8 primeiros dígitos são o ISSN eletrônico da revista em questão (Avesso do Avesso utiliza o 2179-5991, Economia & Pesquisa utiliza o 2179-6009), os 4 dígitos seguintes referem-se ao ano da edição, e os últimos dígitos são reservados para o volume da revista em questão e a página em que se inicia o artigo.

Para exemplos de DOIs de artigos de nossas revistas, visite:

http://dx.doi.org/10.6005/2179-5991.2003v1p14

http://dx.doi.org/10.6005/2179-6009.1999v1p17

Para maiores referências sobre o DOI, consulte: www.doi.org
Voltar à Página Principal
 
Site desenvolvido por Electram