Araçatuba, 26 de novembro de 2012

Forum da FEA inicia discussões sobre Federalização

FEA inicia discussões sobre a Federalização
minilupa Clique na imagem para ampliar

Neste último sábado, 24/11, ocorreu o 8º FEA FORUM 2012, que teve como tema "O que é a federalização da FEA", iniciando uma série de discussões e análises sobre as possibilidades da federalização da instituição. Estiveram presentes como palestrantes o Presidente da FEA, Dr. Raul Silva, o Diretor Pedagógico da FAC-FEA, Prof. Me. Pascoal Manfredi Neto, o Presidente da Associação dos Funcionários da FEA (AFFEA), Prof. Me. Robesval Ribeiro da Silva, e o representante do alunos no Conselho de Curadores da FEA, acadêmico Andrey Augusto do Valle Bragalda.

O Forum se iniciou com uma explanação do Prof. Pascoal sobre o perfil do ensino superior no Brasil, situando as instituições públicas no contexto da política de educação do governo federal. Apresentou também um histórico da FAC-FEA, traçando o perfil dos alunos que estudam na Fundação, a grande maioria residentes em Araçatuba, oriundos de escolas públicas, que trabalham e possuem renda familiar mensal entre 2 a 5 salários mínimos, entre outras características. Destacou os principais benefícios que a federalização traria à região: a gratuidade do ensino superior, maiores investimentos na infra-estrutura dos cursos, o incremento da pesquisa científica e os incentivos à capacitação dos professores da Instituição.

Em seguida, tomou a palavra o Prof. Robesval, que abordou aspectos referentes à situação legal dos funcionários administrativos e professores na hipótese de uma federalização, considerando as diferenças existentes entre o regime jurídico a que se submete o quadro de funcionários da FEA e o que rege o funcionalismo federal.

O acadêmico Andrey levantou questões sobre a mudança de perfil do aluno da FEA no caso de uma federalização, expressando a preocupação de uma elitização no acesso à faculdade, já que no sistema de ensino superior atual a maior parte das vagas nas escolas federais é preenchida por alunos que cursaram o ensino médio em escolas particulares, e se o impacto da implementação da lei sancionada recentemente pela Presidência da República, que reserva 50% das vagas nas universidades federais para alunos oriundos de escolas públicas, poderá mudar esta realidade.

O Presidente da FEA, Dr. Raul Silva, fez um balanço sobre a situação econômico-administrativa da instituição durante sua gestão, elogiando a qualidade do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido e o crescimento da faculdade no cenário da educação superior, manifestando apoio sobre a iniciativa das discussões abertas sobre o processo de federalização.

Os alunos, funcionários e ouvintes presentes também puderam manifestar seus pontos de vista e externar suas dúvidas, debatidas entre os palestrantes. No final da palestra, constituiu-se uma comissão composta de alunos, funcionários e professores que deverá desempenhar o papel de encaminhar este processo, aprofundando a discussão e esclarecendo as questões relacionadas à federalização.

. . : : Veja imagens do Forum sobre Federalização : : . .

lupa Clique nas imagens para ampliar