Araçatuba, 15 de abril de 2013

Forum debate caminhos para Federalização da FEA

FEA inicia discussões sobre a Federalização
minilupa Clique na imagem para ampliar

Na data de 13/04 ocorreu a 3ª edição do FEA Forum no Auditório da Faculdade, onde aconteceram debates sobre o tema “Os benefícios da federalização da FEA para nossa região”. O Prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério da Silva, palestrante convidado para proferir palestra sobre o assunto, manifestou total apoio ao movimento de federalização iniciado pelos alunos, professores e funcionários da instituição em novembro de 2012. O prefeito colocou-se à disposição para levar a proposta ao Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, lembrando

que para a proposta chegar a Brasília é necessário que o movimento seja amplamente apoiado pela sociedade, processo que deverá se consolidar nas próximas semanas.

Foi entregue ao prefeito um relatório sobre as atividades da FAC-FEA desde o início de seu funcionamento, demonstrando a curva ascendente da avaliação de seus cursos junto ao MEC, que já contam com notas no ENADE no mesmo nível das melhores instituições públicas de ensino superior, além de total compatibilidade pedagógica com a estrutura de instituições estaduais e federais, já que a FAC-FEA é fiscalizada pelo Conselho Estadual de Educação e MEC, tendo obtido aprovação pelo prazo máximo nas últimas avaliações dos cursos de graduação da instituição, demonstrando a sua excelência.

Diante dos argumentos apresentados, o Prefeito Cido Sério sugeriu à Vereadora Beatriz Soares Nogueira, representante da Câmara dos Vereadores presente à palestra, a criação de uma comissão para acompanhamento do movimento de federalização, com a participação de parlamentares, alunos, funcionários e membros da sociedade civil. Além da vereadora, estiveram também presentes diversos secretários municipais, conselheiros da FEA e autoridades convidadas, entre elas a ex-prefeita de Araçatuba e ex-conselheira da FEA, Sra. Marilene Magri Marques. O evento contou com ampla participação dos alunos da instituição, que lotaram o auditório da Faculdade devido ao interesse sobre o tema. Desta forma, o evento foi filmado e retransmitido aos telões de outras salas da FAC-FEA, onde mais alunos puderam acompanhar a palestra.

O prefeito respondeu a diversas perguntas dos presentes, reafirmando seu apoio à iniciativa da federalização e lembrando que a FAC-FEA já dispõe de capital intelectual e patrimônio adequados a este processo, e que uma instituição federal em nossa região possibilitará a criação de novos cursos, inclusive a implementação de um antigo projeto: a abertura de um curso superior de Medicina. O apoio do prefeito já foi postado em sua página do Facebook. O Conselheiro da FEA e Secretário Municipal de Cultura Prof. Hélio Consolaro tomou a palavra e destacou a qualidade da instituição e seus cursos como um presente para integrar o sistema federal de ensino brasileiro.

O movimento de federalização já conta com um abaixo assinado na Internet, e deverá ampliar sua divulgação junto à sociedade civil nas próximas semanas, buscando a conscientização da população sobre a importância deste processo para a região, já que a instituição federal mais próxima dentro do Estado de São Paulo se encontra a mais de 250 km de distância (UFSCAR).

. . : : Veja imagens do Forum sobre Federalização : : . .

lupa Clique nas imagens para ampliar

Reportagem do Programa Televerdade - SBT Interior - 22/04/2013