Araçatuba, 10 de outubro de 2013

FAC-FEA está habilitada no
Programa Ciências sem Fronteiras

FAC-FEAobtém habilitação no Programa Ciências sem Fronteiras
          O Ciências sem Fronteiras é um programa do Governo federal que está disponibilizando em 2013 cerca de 101.000 bolsas de estudo a estudantes e pesquisadores no país e no exterior em diversas modalidades. Das 101.000 bolsas oferecidas, 75.000 bolsas serão financiadas com recursos do Governo Federal e 26.000 bolsas serão concedidas com recursos da iniciativa privada. Para os estudantes da FAC-FEA, estão disponibilizadas as bolsas chamadas de Graduação-Sanduíche, nas quais o candidato frequenta parte do curso no Brasil e 12 meses são cursados no exterior. Os estudantes e pesquisadores do Ciência sem Fronteiras terão o seu treinamento nas melhores instituições e grupos de pesquisa disponíveis, prioritariamente entre os mais bem conceituados para cada grande área do conhecimento de acordo com os principais rankings internacionais. Dentre os países que oferecem bolsas estão Estados Unidos, Canadá, Portugal, França, Alemanha e Reino Unido, dentre outros.

A relação completa de cursos e países parceiros do programa estão acessíveis na seguinte página:

Os principais objetivos do Programa Ciências sem Fronteiras são os de investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento e de aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior.

Para estar habilitado à utilização do programa, são necessários os seguintes requisitos básicos:

- Ser brasileiro ou naturalizado;
- Estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras;
- Ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos considerando os testes aplicados a partir de 2009;
- Possuir bom desempenho acadêmico;
- Ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso de graduação.
- Ter conhecimento adequado da língua nativa do país no qual pretende estudar (Proficiência TOEFL, etc...).

São diversas as áreas do conhecimento contempladas com bolsas no exterior. No caso da FAC-FEA, são as seguintes as áreas disponíveis:

- Ciências Exatas e da Terra.
- Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde.

Se selecionado e aprovado, os benefícios que o estudante obtém são: Mensalidade de bolsa, Auxílio-Instalação, Auxílio material didático, passagens aéreas e Seguro Saúde.

INSCRIÇÕES:

Para se inscrever, o candidato deverá acompanhar as aberturas de chamadas do programa que poderão ser visualizadas acessando a área de "Chamadas Abertas" em http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados

Para maiores informações, procure a Coordenação de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da FAC-FEA.

Voltar à Página de Notícias

Site desenvolvido por ALB e Electram