Araçatuba, 09 de dezembro de 2013

FAC-FEA está no grupo de excelência das Instituições de Ensino Superior

minilupa Clique na imagem para ampliar

O INEP, órgão do Ministério da Educação, divulgou nesta última sexta-feira (06/12) o resultado da avaliação das Instituições de Ensino Superior do Brasil, publicando a tabela com os dados do CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos) referentes ao ano de 2012. A FAC-FEA superou sua avaliação anterior, obtendo o conceito 4 no IGC (o índice varia de 1 a 5), ingressando no grupo de excelência das Faculdades, Centros Universitários e Universidades brasileiras, pois somente 16% destas instituições obtiveram conceitos 4 e 5. Em reportagem publicada pelo Jornal Folha de São Paulo em sua edição de 07/12, que considerou o desempenho das instituições paulistas, a FAC-FEA aparece entre as 55 melhores instituições do Estado, e é a 9ª melhor instituição do Oeste Paulista (considerando as regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente). Em Araçatuba, somente duas instituições obtiveram desempenho semelhante à FAC-FEA, ambas universidades de grande porte.

O IGC é uma avaliação realizada anualmente pelo INEP, e é um indicador de qualidade de instituições de ensino superior. A avaliação leva em conta a infraestrutura dos cursos, a organização pedagógica, a composição do corpo docente e o desempenho de seus estudantes no ENADE. O resultado da avaliação é dividido em faixas de vão de 1 a 5. As faixas 4 e 5 são instituições do grupo de excelência, com desempenho acima da média. No IGC 2012 somente 16% das instituições brasileiras estão neste grupo. Na faixa 3 aparecem as instituições com desempenho regular. Nesta faixa está incluída a maioria das instituições, 57% do total. As faixas 1 e 2 comportam as instituições abaixo da média, que terão de prestar esclarecimentos ao MEC, podem sofrer supervisão, ter cursos fechados e até deixar de funcionar (17% do total). 10% das instituições estão sem conceito, sob supervisão do órgão ou foram descredenciadas.

O excelente desempenho obtido pela FAC-FEA na avaliação do MEC confirma a evolução de sua estrutura pedagógica e metodologia de ensino, consolidando a instituição como referência em qualidade no ensino superior.

A tabela completa com os resultados do IGC pode ser acessada no site do INEP: