Notícias FAC-FEA

Araçatuba, 23 de novembro de 2016

Ministro da Educação destaca importância das
instituições municipais de ensino superior

O Ministro da Educação, Dr. José Mendonça Bezerra Filho, participou nesta terça-feira, 22 de novembro, de encontro promovido pela AIMES-SP (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo), que ocorreu na sede do Conselho Estadual de Educação. A atividade contou com a participação do Secretário-adjunto de Educação do Estado, Francisco José Carbonari; da Presidente do Conselho Estadual de Educação, Bernardete Gatti; além de dirigentes de instituições associadas

à AIMES-SP (incluindo a FAC-FEA), demais membros do conselho paulista e outros importantes nomes ligados à área da Educação. "Foi muito positivo. O diálogo é parte da nossa prática e estamos dispostos a resolver alguns gargalos que existiam na comunicação entre o MEC e as instituições municipais de ensino superior”, disse o ministro, que durante o encontro, entre outros temas discutidos, comprometeu-se a regularizar o repasse do FIES às instituições até o fim deste ano. Mendonça Filho também admitiu ser preciso estudar um novo formato para que as instituições municipais possam participar de programas como o Prouni, além de garantir a sequência do PIBID, com um aumento de verba, para 2017.

O ministro destacou a importância do modelo das instituições municipais, sinalizando que o encontro marcaria o inicio de uma atuação mais próxima entre o MEC e as faculdades, centros universitários e universidades municipais. “Revelo aqui meu apreço, meu respeito àqueles que fazem a educação superior nos municípios do Brasil, principalmente no Estado de São Paulo”, afirmou.

Para Sandoval Nassa, Diretor Executivo da AIMES-SP, há um elemento simbólico que exprime bem a importância do encontro. “Só o fato do ministro aceitar nosso convite e se dispor a estar conosco neste debate demonstra que estamos conquistando uma maior representatividade. Nossas instituições têm muito à oferecer e esse canal de diálogo com o poder público é fundamental”, disse.