FAC-FEA - Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba
 
PROJETO PEDAGÓGICO

PSICOLOGIA
PROJETO PEDAGÓGICO
 
Grau: Psicólogo
Nº de vagas:
40 (quarenta) - período diurno
50 (cinquenta) - período noturno
Carga Horária: 4.292 h/a
Tempo de integralização do curso: mínimo de 10 semestres e máximo de 12 semestres
Turno de funcionamento: diurno e noturno
Horários de funcionamento:
Diurno - de segunda a sexta-feira, das 07:30 às 11:40
Noturno - de segunda a sexta-feira, das 19:00 às 23:10
Regime serial: semestral
Taxa de matrícula: R$ 99,00
Mensalidade:
(1º semestre de 2014):
- R$ 399,47 (valor do 1º ano)
Avaliação: ENADE 2012: 3 (Conceito ENADE)
 
- RECONHECIMENTO
Portaria CEE /GP nº 153/2006 de 28/06/2001
Publicação no D.O.E. em 06/07/2001
- RENOVAÇÃO
Portaria CEE /GP nº 503/2006 de 14/12/2006
Publicação no D.O.E. em 16/12/2006
 
- OBJETIVOS GERAIS

a. Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia;
b. Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
c. Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão;
d. Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
e. Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas;
f. Aprimoramento e capacitação contínuas.

 
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Formar psicólogos que, no desempenho de suas atividades profissionais, estejam aptos a:
a. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
b. Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa;
c. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados (observação, entrevistas, inventários, questionários, testes e escalas) em Psicologia, tendo em vista a pertinência e os problemas quanto ao uso, construção e validação;
d. Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
e. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;
f. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;
g. Atuar inter e multi-profissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
h. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
i. Formar psicólogos que estejam cônscios de seu dever moral e ético, em manter sigilo profissional sobre os fatos que tenham conhecimentos no exercício de suas atividades com informações somente ao cliente ou no seu impedimento com quem de direito. Portanto, no desempenho de suas atividades de pesquisa, tenham, plena consciência de que não podem promover experimentos com risco físico ou moral de seres humanos.
 
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