Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA
 

REVISTA AVESSO DO AVESSO

Revista Avesso do Avesso - Volume nº 14 - Edição Especial

- Volume nº 14 - Edição Especial
(I Encontro Regional de Educação)

- Novembro 2016

- 119 páginas

- ISSN impresso: 1678-7862

- ISSN Eletrônico: 2179-5991

 
 

APRESENTAÇÃO:
 

 Pascoal Manfredi Neto
............................................................................................................................... 9

 
   
 

 Francisco José Carbonari
.............................................................................................................................. 10

 
   
SUMÁRIO:
 

 Formação de professores no sistema de ensino de São Paulo
 Rose Neubauer
.......................................................................................................................... 13-25

 
 

- A Formação Docente, considerada crucial ao processo de desenvolvimento educacional e de melhoria da qualidade de ensino de qualquer país, é analisada com base em levantamento de pesquisas nacionais e internacionais sobre o assunto, bem como em deliberações e indicações do CEE/SP que tratam do tema nos últimos 50 anos e na recente Resolução resultante desses estudos. As investigações revelam, de modo geral, que os problemas comuns aos professores recém-formados, em especial nos países onde não existem políticas para a iniciação docente são: conhecimento e experiência insuficientes do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos; falta de apoio da equipe gestora; dificuldades para ensinar e lidar com o cotidiano da sala de aula. Essa realidade, somada à atribuição de classes dos alunos com maiores dificuldades, ao sentimento de isolamento e a pouca valorização social da carreira, provoca altos índices de abandono dos ingressantes. Nessa perspectiva, os estudos sobre a Profissão e a Formação relacionam pontos comuns a serem enfrentados: revisão dos conteúdos acadêmicos e práticos que os docentes precisam dominar para ter desempenho efetivo na sala de aula; critérios de seleção mais rigorosos, inclusive de ingresso nos cursos de formação; programas de Estágio articulados e devidamente supervisionados; e conhecimento sobre gestão do ensino, possibilitando que as disciplinas teóricas e de Fundamentos da Educação embasem a observação crítico reflexiva do futuro professor. A Deliberação CEE/SP nº 111/2012, que normatizou as Diretrizes Curriculares Complementares para os Cursos de Licenciatura, dos estabelecimentos de Ensino Superior vinculados ao Sistema Educacional Paulista, teve como objetivo priorizar e propor conhecimentos que potencializem as competências necessárias à prática da Docência e à gestão do Ensino.

ABSTRACT:
- The Teacher Education, which is considered crucial to the process of educational development and improvement of the quality of education in any country, is analyzed based on national and international research on the subject, as well as on the deliberations and indication of CEE/SP providing for the subject matter for the last 50 years and the recent Resolution resulting from such studies. Research generally reveals that the problems common to newly trained teachers, especially in countries where there are no policies for teacher initiation, are: lack of knowledge and of experience in the student development and learning; lack of support from the management team; difficulties in teaching and dealing with the day-to-day life in the classroom. This reality, jointly with the attribution of classes of students with greater difficulties, the feeling of isolation and the low social value of the career, causes high rates of abandonment of the entrants. In this perspective, the studies about the profession and the formation link common points to be faced with: revision of the academic and practical contents that the teachers need to dominate to have effective performance in the classroom; more rigorous selection criteria, including admission to training courses; articulated and properly supervised internship programs; and knowledge about teaching management, enabling that the theoretical and the fundamental of education disciplines support the reflexive critical observation of the future teacher. The Resolution CEE/SP No. 111/2012, which normalized the Supplementary Curricular Guidelines for the Graduation Course, and the higher education institutions linked to the Paulista Educational System (Sistema Educacional Paulista), has had the objective of prioritizing and proposing knowledge that enhances the necessary competences for the practice of teaching and educational management.
 
   

 

 Formação de professores na FAC-FEA: contextos, desafios enfrentados e perspectivas para o curso de Pedagogia na atualidade
 Sílvia Regina Pincerato Petrilli
........................................................................................................................ 26-38

 
 
resumo do artigo / abstract

- O presente trabalho é parte das discussões de uma mesa redonda apresentada no I Encontro Acadêmico Regional de Educação na Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba, intitulado Desafios da Formação Docente no Contexto do Curso de Pedagogia promovido pela Fundação Municipal de Ensino de Araçatuba (FAC-FEA). Nesta apresentação reuniu coordenadores dos cursos de Pedagogia das instituições FAC-FEA (Araçatuba), FATEB (Birigui) e FUNEPE (Penápolis) com o objetivo de que, cada instituição apresentasse contextos, desafios enfrentados e perspectivas para a formação docente no curso de Pedagogia. Apresenta a trajetória histórica do Curso de Pedagogia da FAC-FEA, reformulações pautadas em orientações legais que se transformaram em práticas formativas desde a sua criação, conforme Portaria CEE/GP nº 396/2000 de09/12/2000, publicação no D.O.E. em 09/12/2000. Os compromissos assumidos ao longo da constituição do projeto pedagógico do curso geraram legítimos espaços de movimentos diversificados individuais e coletivos de apropriação de conhecimentos em meio a lutas, contradições que levaram a instituição à construção de importante capital social de relações próprias de pertencimento que possibilitaram nela acreditar, enquanto espaço formativo nas potencialidades de superação das suas fragilidades e de seus alunos e, consequentemente, na absorção do capital cultural e linguístico da cultura acadêmica necessária a ser construída.

ABSTRACT:
- The present assignment is part of the discussions of a roundtable presented at the First Regional Academic Meeting of Education in the Faculty of the Educational Foundation Araçatuba, named Challenges of a Teacher Training in the Context of the Pedagogy Course promoted by the Municipal Foundation of Teaching of Araçatuba (FAC-FEA). This presentation brought together coordinators of the Pedagogy courses of the institutions FAC-FEA (Araçatuba), FATEB (Birigui) and FUNEPE (Penápolis) in order to provide each institution with contexts, challenges and prospects for teacher training in Pedagogy. It presents the historical course of the FAC-FEA Pedagogy Course, reformulations based on legal guidelines that have been transformed into formative practices since its creation according to Ordinance CEE / GP nº 396/2000 of 09/12/2000, publication in the Official Gazette of the State (D.O.E.), on December 09, 2000. The commitments assumed in the formation of the pedagogical project of the course generated legitimate spaces of individual and collective movements of appropriation of knowledge in the midst of struggles, contradictions that led the institution to the construction of important capital of own relations of belonging, that made possible to believe as a formative space, in the potentialities of overcoming their weaknesses and their students and, consequently, in the absorption of the cultural and linguistic capital of the academic culture needed to be built.
 
   

 

 Percurso e situação atual do curso de Pedagogia da FATEB
 Ana Cristina de Souza Marin / Áurea Esteves Serra / Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo
........................................................................................................................ 39-53

 
 
resumo do artigo / abstract

- Este artigo vem apresentar as novas perspectivas que permeiam a formação inicial de professores nos cursos de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui, instituição que tem suas bases ligadas com o desenvolvimento econômico da cidade de Birigui/SP. O trabalho vem propiciar a compreensão não somente da criação e desenvolvimento da Faculdade, mas principalmente do surgimento, construção e transformação do curso de Pedagogia, o qual forma um grande número de professores que atuam no Sistema Municipal de Educação de Birigui e que também compõem boa parte do quadro de professores dos sistemas municipais da região. A FATEB também oferece cursos à formação continuada de professores e demais profissionais técnicos da área da educação. Tem como objetivo formar profissionais responsáveis, competentes, que valorizem a liberdade e sejam capazes de contribuir como agentes de transformação social para o desenvolvimento socioeconômico do país. Conclui-se que a FATEB é uma instituição consciente do compromisso que deve ter com a educação, bem como com o exercício da ética e cidadania, proporcionando ao seu quadro de alunos condições para que possam desenvolver suas habilidades e competências junto à área de atuação na sociedade.

ABSTRACT:
- This article presents new perspectives that pervade the initial training of teachers in the courses of Pedagogy of the College of Science and Technology from Birigui (FATEB), São Paulo, institution that has its bases linked to the economic development of the city of Birigui / SP. The work is providing an understanding not only about the creation and about development of the College, but mostly about the appearance, construction and transformation of the course, that prepares a large number of teachers who work in the Municipal System of Education and also the staff of municipal systems in the region. FATEB also offers courses for continued education of teachers and other professionals of education. It aims to prepare responsible and competent professionals that value freedom and that are able to contribute associal agents that can change the socio-economic situation of the country. It is concluded that FATEB is aware of its commitment with education and with the exercise of ethics and citizenship, providing its staff of students with conditions to develop their skills in their area of work in the society.
 
   

 

 Presença da FUNEPE na formação consistente de educadores
 João Luís dos Santos
........................................................................................................................ 54-65

 
 
resumo do artigo / abstract

- O presente artigo objetiva traçar um breve histórico da implantação dos cursos de formação de professores pela Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE), mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE), traçando uma linha do tempo constituída de meio século de existência com o objetivo de formar e capacitar docentes para a Educação Básica (EB). A despeito das alterações da legislação que estabelece as diretrizes de formação de professores, ao longo de cinquenta anos, a FUNEPE, por meio de seu corpo docente, tem procurado manter-se atualizada e capacitada para as demandas do presente e do futuro, mas resguardando pressupostos importantes de sua história de formar e formar bem seus alunos em educadores críticos, criativos e participativos.

ABSTRACT:
- The present article aims to provide a brief history of the implementation of teacher training courses by the Penapolis Educational Foundation - FUNEPE, maintainer of the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Penápolis - FAFIPE, drawing a line of time constituted of half a century of existence with the objective of training and qualifying teachers for Basic Education. Despite the changes in the legislation that establishes the guidelines for teacher training, FUNEPE, through the faculty, has search to keep up to update and trained for the demands of the present and the future, bus safeguard important assumptions of its history to educate and well to educate its students well in critical, creative and participatory educators.
 
   

 

 Educação e Contra-Hegemonia: reflexões sobre os (des)caminhos da educação emancipadora/libertadora no contexto contemporâneo
 Paulo Sérgio Chiaranda / Tamires Zonta Schiavi Dantas / Flávia Moreira Ribeiro / Roberta Kelly Lima da Silva / Lígia Ferreira de Oliveira Vicente / Maria Noemi Gonçalves do Prado Manfredi
........................................................................................................................ 66-78

 
 
resumo do artigo / abstract

- Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido, no decorrer dos anos 2015-2016, pelo Grupo de Pesquisa “Educação, Conhecimento e Cultura” que integra o Núcleo de Educação e Pesquisa – NuPeq da FAC-FEA. A partir dos desafios propostos pela contemporaneidade analisa, em destaque, o processo formativo do ser ontológico na interface com o processo educativo, dialogando com frentes distintas dos movimentos contra hegemônicos. Optou-se, como método de estudos, por uma revisão bibliografica que centralizou o campo investigativo em reflexões sobre as relações de poder. A sistematização das categorias analíticas, hegemonia e contra-hegemonia, ocorreu a partir de Boaventura de Sousa Santos e Antonio Gramsci. As analises sobre o campo educacional brasileiro, ganharam destaque na apresentação dos teóricos-educadores: Paulo Freire, Dermeval Saviani e José Carlos Libâneo, representantes das diferentes, mas não antagônicas Tendências Pedagógicas Contra hegemônicas. Considerou-se a necessidade da melhoria da qualidade do ensino nas instituições públicas de ensino básico, pois o acesso e permanência nos anos regulares ainda não suprem as necessidades para que haja equidade social.

ABSTRACT:
- This article presents the results of the reflections carried out over the years 2015-2016 by the Research Group "Education, Society and Culture" that integrates the Center for Education and Research - NuPeq of FAC-FEA. Out of the challenges proposed by the contemporaneity, it analyzes, in particular, the formative process of the ontological being in the interface with the educational process, dialoguing with distinct fronts of the counter-hegemonic movements. Through the dynamics impressed by the Youth Movements at the intersection with ethnic-racial relations and gender issues, the field of research was centered on studies of power relations. For systematization of the analytical categories, hegemony and counter-hegemony, a bibliographic review was carried out in Boaventura de Sousa Santos and Antonio Gramsci. In the Brazilian educational field, the theorists-educators, represented by Paulo Freire, Dermeval Saviani and José Carlos Libâneo representatives of the different but not antagonistic Pedagogical Counter-hegemonic Tendencies, were highlighted. It was considered essential the need to improve the quality of Brazilian education in public institutions of basic education, as the access and the permanence in the regular years still do not meet the needs for social equity.
 
   

 

 Inclusão e compromisso social: a formação de consciência crítico-participativa no curso de Pedagogia
 Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo / Márcia Elaine Catarin Vignoto
........................................................................................................................ 79-92

 
 
resumo do artigo / abstract

- Este artigo apresenta dois projetos de trabalho desenvolvidos por alunos do curso de Pedagogia da FATEB/Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui, estado de São Paulo, mais especificamente na disciplina de Fundamentos da Educação dos Portadores de Necessidades Especiais e no Curso de Extensão em Libras, ambos voltados para a questão da inclusão de deficientes nos espaços escolar e social. Um deles, intitulado “Projeto de conscientização sobre a inclusão de pessoas com direitos especiais”, realiza atividades junto a mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral profunda, alunos de uma instituição denominada Berçário Especial, localizado na cidade de Birigui. O Curso de Extensão em Libras é oferecido de forma presencial e à distância, por meio de interações nas redes sociais em grupo fechado pelo Facebook (Web 2.0) para estudos e debates teóricos, e pelo WhatsApp (Web 3.0). Ambos os projetos realizados cumprem com objetivos estabelecidos pelo projeto de trabalho da FATEB, buscando o aprimoramento e a conscientização dos futuros pedagogos sobre o tema Inclusão.

ABSTRACT:
- This article presents two work projects developed by Faculty of Education students of FATEB / Faculty of Science and Birigui Technology, São Paulo, specifically in the Fundamentals course of Education Special Needs and Extension Course in Pounds both focused on the issue of disability inclusion in school and social spaces. One of them, entitled "Awareness Project on the inclusion of people with special rights", carries out activities with mothers of children and adolescents with profound cerebral palsy, students of an institution called Special Nursery, located in Birigui. The Extension Course in Pounds is offered in person and remotely, through interactions on social networks in group closed by Facebook (Web 2.0) for studies and theoretical debates, and the WhatsApp (Web 3.0). Both realized projects meet goals established by the FATEB work project, seeking the improvement and awareness of future teachers on the topic Inclusion.
 
   

PÔSTERES FAC-FEA:
 

 A coordenação do trabalho pedagógico na educação de jovens e Adultos (EJA)
 Alessandra Zanata Machado / Anielle Westpal de Oliveira / Bruna Rodrigues Carneiro Chinchio / Daiane Cristina Pereira de Souza Vicente / Daniele Ribeiro Batista / Dayane Satiro Trindade / Neidiane Vanessa Munhoz Picotti / Rosemary Gaioto Gisse / Taniela Cristina Vale Moraes / Andréa Alves da Silva Soares
............................................................................................................................. 94

 
   

 

 A importância das intervenções docentes na apropriação do sistema de escrita alfabética: um estudo de caso na educação infantil
 Amanda Bonjardim Mansanari / Gimely Claro Pereira/ Juliana Monisa da Costa / Sílvia Regina Pincerato Petrilli
............................................................................................................................. 95

 
   

 

 A violência no ambiente escolar
 Amanda Emiliana da Silva / Camila Marques Negri / Francielle Cezaretto Marques da Silva / Jéssica Ivonice Cardoso Ferreira / Kellen Viana Ferreira / Marley Freitas Nunes / Solange Pereira / Suelen Patrícia Demarchi / Maria Noemi Gonçalves do Prado Manfredi
............................................................................................................................. 96

 
   

 

 Alfabetizar ou não na educação infantil? Um estudo sobre experiências efetivas de reflexão sobre a escrita na escola
 Jéssica Lourini Fachini / Lidiane Mara Junqueira Castelli / Sandra Cristina Antonio Sampaio / Sílvia Regina Pincerato Petrilli
............................................................................................................................. 97

 
   

 

 Avaliação do ensino e da aprendizagem
 Beatriz Galvão Ferreira Barbosa / Nathália Rodrigues Coelho / Paula Thaís dos Santos Motta / Márcia Elaine Catarin Vignoto
............................................................................................................................. 98

 
   

 

 Ética na escola na perspectiva da relação dialógica
 Andréia Cláudia Zenco Lima / Iriani Ramalho de Sousa Bonini / Laís de Lima Andrades / Michelle Rodrigues Cardoso/ Maria Noemi Gonçalves do Prado Manfredi
............................................................................................................................. 99

 
   

 

 Forças potencializadoras da formação docente no curso de Pedagogia da FAC-FEA
 Sílvia Regina Pincerato Petrilli
............................................................................................................................ 100

 
   

 

 Intersecções e desafios: a relação família-escola na perspectiva do Ensino Fundamental I – Anos Iniciais
 Ana Beatriz Asêncio / Bianca Cândido Cini / Camila Quicoli / Cláudia Quicoli / Fernanda Ferreira de Souza Oliveira / Larissa Teixeira Cruz / Maria Noemi Gonçalves do Prado Manfredi
............................................................................................................................ 101

 
   

 

 Literatura na escola e a formação do sujeito
 Ágata Trevisan Gaiotto / Cleide Liboni da Silva / Fabiana Ferreira dos Santos / Larissa Chaves Posso / Viviane Cristina Sitta dos Santos / Sílvia Regina Pincerato Petrilli
............................................................................................................................ 102

 
   

 

 O jogo em sala de aula: boliche matemático
 Karlla Trajano Rapozo Quirino / Maria Luiza de Araújo Ruiz / Renata dos Santos Ferreira / Samea Cristina Sangalli Costa / Vanessa Alves da Cruz / Verena Cristiane Guimaraes Pimentel / Márcia Elaine Catarin Vignoto
............................................................................................................................ 103

 
   

 

 O jogo na sala de aula: descobrindo animais
 Alvina de Souza Mantello / Cíntia Mendes Gomes / Danielle Greice Godói / Giovanna Anielle de Oliveira / Liliane Muriel Pazinato Novais / Marina Rosa da Silva / Marcela Timóteo de Souza / Márcia Elaine Catarin Vignoto
............................................................................................................................ 104

 
   

 

 Progressão continuada no ensino fundamental I: reflexões e desafios
 Karlla Trajano Rapozo Quirino / Maria Luiza de Araújo Ruiz / Renata dos Santos Ferreira / Samea Cristina Sangali Costa / Vanessa Alves da Cruz / Verena Cristiane Guimarães Pimentel Gomes / Maria Noemi Gonçalves Prado Manfredi
............................................................................................................................ 105

 
   

 

 Tempo de ensinar e apreender no processo de alfabetização
 Adeline Maria Borges Branco / Alessandra Cristina Muniz de Sousa / Caroline Borges Branco / Sílvia Regina Pincerato Petrilli
............................................................................................................................ 106

 
   

PÔSTERES FATEB:
 

 A literatura infantil e a sua contribuição para o desenvolvimento psicológico
 Amanda S. Silva / Jéssica M. Palamin / Laís C. Santos / Patrícia A. N. Yoneya / Ricardo Eleutério dos Anjos
............................................................................................................................ 108

 
   

 

 A novela Carrossel e a Indústria Cultural
 Alessandra da Silva Domingues / Lucy Mary Soares Valentim
............................................................................................................................ 109

 
   

 

 As TICS e a Educação Especial: a Síndrome do Cri-du-Chat e o uso do tablet como recurso de tecnologia assistiva
 Eli Regina do Amaral / Helen Evelin de C. Gonçalves / Jéssica Ferreira de Souza / Kariane Melissa da Rocha / Márcia Elaine Catarin Vignoto
............................................................................................................................ 110

 
   

 

 Brinquedoteca Universitária: brinca FATEB
 Aline Cristina de Pádua Coelho / Aline Luana Oliveira Herreira / Andréia Silva Possetti / Bruna Alves de Souza /Caroline de Souza Rosa Pereira / Claudia Cristina T. de Matos Pereira / Diele Thomazine / Débora de Mesquita Ferreira / Eliane Cristina Bueno / Emellyne Dias Moterani / Giovanna Rodrigues Fiorin / Julia de Fátima Martins Gomes / Juliana Fernandes da Silva / Leisa Ferreira Debortoli/ Letícia Pereira da Silva Gonçalves / Letícia Quangas de Oliveira / Monique Pinoti Comparoni / Patrícia Novais de Oliveira Silva / Rafaela Rocha Yamaguti / Thatiani Santos Spigotti / Lucy Mary Soares Valentim

............................................................................................................................ 111

 
   

 

 Curso de Extensão de Libras: Experiência por meio das redes sociais Facebook e WhatsApp
 Barbara Ferreira Paladino / Gelza Zilli / Luana Rodrigues / Ana Cristina de Souza Marin / Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo
............................................................................................................................ 112

 
   

 

 Estudo de Caso: uma inspiradora história de superações e conquistas escolares de um Síndrome de Down
 Ana Carla Balllera Miguel / Bruna dos Santos Ruivo / Cleonice Aparecida Nardin / Sara S. Goulart Silvano / Márcia Elaine Catarin Vignoto
............................................................................................................................ 113

 
   

 

 História de vida e formação da Professora Esmeralda Milano Maroni
 Amanda Cristina Rodrigues de Paula / Amanda Madeira Gonçalves / Caroline Silva Vedovoto / Evellin Larissa Sibioni dos Santos / Áurea Esteves Serra
............................................................................................................................ 114

 
   

 

 Os professores (as) do grupo escolar rural do bairro Taquari - Birigui/SP
 Lariane Dias Moreira Poiate / Taís Pimentel Concolato / Vanessa Gonçalves Loureiro Bianco / Áurea Esteves Serra
............................................................................................................................ 115

 
   

 

 Projeto atividades lúdicas para ensino de aluno com surdez: pesquisas e interações por meio das redes sociais
 Bruna dos S. Ruivo / Cleonice A. Nardin / Geovana V. Ribeiro / Mônica M. Oliveira / Sabrina da S. Contel / Sara S. G. Silvano / Ana Cristina de Souza Marin / Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo
............................................................................................................................ 116

 
   

 

 Projeto Regência e Desenvolvimento de Plano de Aula na Educação Infantil com interações e pesquisas por meio da rede social o Facebook
 Andreia Silva Possetti / Caroline de Souza Rosa Pereira/ Cláudia Cristina Teodoro de Matos Pereira / Ana Cristina de Souza Marin / Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo
............................................................................................................................ 117

 
   

 

 Ser professor: uma pesquisa sobre os alunos de Pedagogia da FATEB
 Jéssica Cristina V. Ribeiro / Juliana V. Diasfato / Mônica M. Oliveira / Sabrina S. Contel / Áurea Esteves Serra
............................................................................................................................ 118

 
   

 

 Síndrome de Asperger: o trilhar de um caminho de sucesso
 Maria Aparecida Rocha / Mariana Ferraz Lopes / Stella Parra / Taísa Jordão de Souza / Márcia Elaine Catarin Vignoto
............................................................................................................................ 119

 
   
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