Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA
 

REVISTA AVESSO DO AVESSO

Revista Avesso do Avesso - Volume nº 15

- Volume nº 15

- Novembro 2017

- 127 páginas

- ISSN Eletrônico: 2179-5991

 
 

SUMÁRIO:
 

 Origem, circulação e resistência às políticas de ciclo no Brasil
 Maria Socorro Gonçalves Torquato
.......................................................................................................................... 8-21

 
 

- O objetivo fundamental deste artigo é identificar na literatura as principais abordagens sobre a origem das políticas educacionais, bem como o modo pelo qual estas são recepcionadas no Estado-nação, sobretudo, na escola. Primeiramente, apresenta-se em linhas gerais as abordagens acerca da origem de tais políticas e, posteriormente, concentra-se na política de ciclos vinculados à não reprovação no Brasil. Verifica-se - ao se utilizar o referencial teórico de Stephen J. Ball e Richard Bowe - que tal política teve origem fora do Brasil e foi interpretada por vários setores internos, a saber: magistério, intelectuais e o governo - a fim de que fosse implantada nacionalmente, sofrendo, portanto, modificações. As ideias aqui propostas fazem parte da pesquisa realizada pela autora na ocasião de seu doutoramento.

ABSTRACT:
- The fundamental purpose of this paper is to identify the main approaches in the literature about the origin of educational policy as well as the way in which they are received by the State/Nation, especially at schools. Firstly, an overview of such policies will be approached presenting their origins, and subsequently the proposed cycles linked to school failure in Brazil will be focused. Using the theoretical framework of Stephen J. Ball and Richard Bowe, it is verified that this policy is originated outside Brazil and has been interpreted by various domestic sectors, as teaching, intellectuals, and the government, so that they could be implemented nationally with some modifications. The ideas proposed here are parts of the research carried out by the authoress at the time of her PhD degree conclusion.
 
   

 

 História e organização do sistema educativo francês: da escola maternal à universidade
 Fábio Mariano da Paz
........................................................................................................................ 22-42

 
 
resumo do artigo / abstract

- Este artigo tem como objetivo apresentar parte da pesquisa "Gestão Escolar, Formação Docente e Qualidade da Educação Pública em Lyon – França e em Birigui – Brasil", realizado por ocasião de um pós-doutorado junto ao Laboratório de Educação, Cultura e Políticas do InstitutdesSciences et Pratiques d'Éducation et de Formation(ISPEF), pertencente à Universidade de Lyon 2, no período de abril de 2016 a fevereiro de 2017. Representa o esforço de efetuar uma análise do sistema educativo francês e, neste contexto, de discutir brevemente seu percurso histórico, seus princípios, sua estruturahierárquica e seus níveis de ensino, desde a escola maternal até a universidade. Os dados mostram que mesmo um país desenvolvido com a França possui seus percalços e dificuldades na implementação de suas políticas educacionais.

ABSTRACT:
- This article aims to present part of the research "School Management, Teaching Training and Quality of Public Education in Lyon - France and Birigui - Brazil", held on the occasion of a postdoctoral fellowship with the Laboratory of Education, Culture and Policies of the Institut des Sciences et Pratiquesd'Éducation et de Formation(ISPEF), belonging to the University of Lyon 2, from April 2016 to February 2017. It represents the effort to carry out an analysis of the French educational system and, in this context, to discuss briefly its historical course, its principles, its hierarchical structure and its levels of education from the nursery school to the university.The data shows that even a developed country like France has its mishaps and difficulties in implementing its educational policies.
 
   

 

 Formação de Professores: projeto de ação comunitária conjunta entre a Pedagogia e a Psicologia da FAC-FEA
 Márcia Elaine Catarin Vignoto
........................................................................................................................ 43-51

 
 
resumo do artigo / abstract

- Este artigo apresenta um projeto experimental de atividades teórico-práticas, desenvolvido por alunos do 5° semestre do curso de Pedagogia da FAC-FEA. O objetivo do trabalho foi desenvolver uma proposta de atendimento pedagógico para crianças do Sistema Municipal de Educação da cidade de Araçatuba/SP, com histórico de atendimento pelo SAP – Serviço de Atendimento Psicológico da faculdade. O texto apresentará a ideia inicial desenvolvida na disciplina de Seminários Temáticos Interdisciplinares III, a organização das etapas de trabalho e os resultados obtidos, tanto para os estudantes que concretizaram o projeto, quanto para as crianças, sujeitos dos atendimentos. O texto confirmará, ainda, a relevância de um projeto desenvolvido mediante parceria entre os cursos de Pedagogia e Psicologia da faculdade.

ABSTRACT:
- This paper presents an experimental project of theoretical and practical activities, developed by students of the 5th semester of FAC- FEA Education College. The objective was to develop a proposal for educational care for children of the Municipal Education System from Araçatuba/SP, with a history of service by SAP - College Psychological Service. The text will present the initial idea developed in the course of Interdisciplinary Thematic Seminars III, the organization of work steps and the results obtained, both for students who realized the project, and for children, subjects of care. The text will also confirm the relevance of a project developed through a partnership between the courses of Pedagogy and Psychology of the Faculty.
 
   

 

 A brinquedoteca na Educação Infantil
 Lucy Mary Soares Valentim / Gabriela Sanches Cardoso / Ariadne Cruz Luiz / Maria José Cruz Luiz
........................................................................................................................ 52-61

 
 
resumo do artigo / abstract

- O presente estudo visa identificar a importânciade a brinquedoteca ser utilizada como uma ferramenta de aprendizagem. Desse modo, pretende-se questionar e refletir como a função do "brinquedista" nesse espaço é importante no desenvolvimento infantil. Com o brincar dirigido o processo de aprendizagem se torna mais significativo para a criança, uma vez que brincando ela se desenvolve e exercita suas potencialidades. Para a construção deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em obras de diversos teóricos da educação que tratam do assunto.

ABSTRACT:
- The present study aims to identify the importance of the toy library being used as a learning tool. In this way, it is intended to question and reflect how the role of the "toy" in this space is important in child development. With directed play the learning process becomes more meaningful for the child, since joking it develops and exercises its potentialities. For the construction of this work, a bibliographical research was carried out in works of several education theorists who deal with the subject.
 
   

 

 Surdocegueira: intervenção e desafios de uma inclusão
 Mariane Della Coletta Savioli Garzotti de Araújo / Arieli Maria de Souza Powidaiko / Ariane Maria Gonçalves de Souza / Natália dos Santos da Silva Barros / Sabrina Corandin Chelis
........................................................................................................................ 62-79

 
 
resumo do artigo / abstract

- O artigo vem expor como pode ser realizada a inclusão de um aluno surdocego na educação infantil, em uma escola de uma rede municipal de ensino localizada em uma cidade do interior paulista. Sabe-se que nos dias de hoje há o direito a matrícula de alunos com deficiências, transtornos do espectro autístico, altas habilidades e superdotação, entre outras necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino público regular no Brasil, pois, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu que o direito à escolarização de toda e qualquer pessoa, a igualdade de condições para o acesso e para a permanência escolar. A pesquisa emergiu como um trabalho realizado como conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB). A metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa de cunho bibliográfico e com intervenção, pois os pesquisadores desenvolveram dois recursos como estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem e autonomia para o aluno surdocego no cotidiano escolar. O procedimento de coleta de dados utilizado foi a análise de obras bibliográficas sobre o tema, e observação das interações do aluno surdocego sobre o uso das referidas estratégias de ensino. Como objetivo a pesquisa buscou compreender quais as estratégias de ensino, bem como recursos pedagógicos, podem bem propiciar a inclusão e o desenvolvimento educacional de um aluno com surdocego na educação infantil. A pesquisa concluiu que a aplicação de recursos e estratégias de comunicação acessíveis e contextualizadas ao aluno surdocego, são indispensáveis ao seu desenvolvimento.

ABSTRACT:
- The article presents how a deafblind student can be included in early childhood education at a school in a municipal school network located in a city in the state of. It is known that today there is the right to enroll students with disabilities, disorders of the autistic spectrum, high skills and giftedness, among other special educational needs in schools of regular public education in Brazil, because, the Federal Constitution of 1988 established That the right to schooling of every person, equal conditions for access and for school stay. The research emerged as a work accomplished as a conclusion of the course of Degree in Pedagogy of the Faculty of Sciences and Technology of Birigui (FATEB). The research methodology used was qualitative in terms of bibliography and intervention, since the researchers developed two resources as strategies for the development of learning and autonomy for the deafblind student in school everyday. The data collection procedure used was the analysis of bibliographical works on the subject, and observation of the interactions of the deafblind student on the use of said teaching strategies. As a goal the research sought to understand which teaching strategies as well as pedagogical resources may well foster the inclusion and educational development of a student with deafblindness in early childhood education. The research concluded that the application of resources and communication strategies accessible and contextualized to the deafblind student, are indispensable to its development.
 
   

 

 O conceito primordial de natureza e seu princípio analógico
 Flávio Luiz Mestriner Leonetti
........................................................................................................................ 80-87

 
 
resumo do artigo / abstract

- A Filosofia - inicialmente, interligada à Ciência -, como o estudo da Physis, uma cosmologia. As características e os processos evolucionários da Natureza, os desdobramentos históricos inevitáveis da Ciência. A necessidade primordial de um princípio analógico útil, elucidativo, simplificador das questões: a proporcionalidade adequada dos diversos "binômios" que compõem a existência, tendo a sensibilidade como indispensável eixo (ponto de apoio).

ABSTRACT:
- The Philosophy - initially, connected to the Science - as the study of Physis, a cosmology. The characteristics and evolutionary processes of Nature, the historical inevitable consequences from the development of Science. The fundamental need of the analogical, useful, simplifying Principle, that focus the questions: the adequate proportion of every simultaneity that composes the existence, having the sensitivity as the indispensable axle.
 
   

 

 O silêncio, a palavra e a voz na perspectiva fenomenológica
 Claudemir Gomes
........................................................................................................................ 88-97

 
 
resumo do artigo / abstract

- Etimologicamente a palavra silêncio vem do latim silentiu que significa estado de quem cala, privação de falar, sigilo, segredo. Esta referência ao silêncio faz do não-dito, o lugar da palavra que não foi verbalizada, mas está ali para ser desvelada pelo olhar interpretante do outro. O silêncio como categoria fundante da linguagem é a matéria significante por excelência. A palavra é um gesto lingüístico que rompeu o silêncio primordial, o qual precisa ser reencontrado, sob o ruído das falas, se quiser compreender o gesto que expressa e dá sentido ao próprio existir do ser humano. A voz humana é uma das mais ricas fontes de informação emocional. As expressões vocais não verbais aparecem em duas formas principais: com modificações no tom de voz durante a fala e por meio de vocalizações não faladas, como a respiração, o choro, suspiros, grunhidos, risadas, gritos e soluços. Na verdade, o que se percebe é que a linguagem acaba se sobrepondo a esses aspectos não verbais. Normalmente, as pessoas prestam muito mais atenção no conteúdo verbal, e o não verbal ocorre de uma maneira subliminar, não consciente. Então, as pessoas até percebem, detectam tudo, mas têm muita dificuldade de especificar o que está sendo sentido em algumas situações.

ABSTRACT:
- Etymologically the word silence comes from the Latin silentiu which means state of who keep quiet, loss of speech, secrecy, secret. This reference to the silence makes the unsaid, the place of the word that was not verbalized, but it's there to be revealed by the interpretive look of the other. The silence as a founding category of language is the signifier matter par excellence. The word is a linguistic gesture that broke the prime silence, which need to be found, under the noise of speech, if you want to understand the gesture that expresses and gives meaning to human exist. The human voice is one of the richest sources of emotional information. The non-verbal vocal expressions appear in two main ways: with changes in tone during the talks and through unspoken vocalizations, such as breathing, cries, sighs, grunts, laughter, screams and sobs. In fact, what we see is that the language overlying these non-verbal aspects. Normally people pay more attention to the verbal content, and the non-verbal occurs a subliminal way, not conscious. So people even realize, they sense everything, but they have a hard time specifying what's being felt in some situations.
 
   

 

 O sofrimento-adoecimento mental em docentes das IES à luz da psicodinâmica do trabalho
 Felipe Mio de Carvalho
........................................................................................................................ 98-110

 
 
resumo do artigo / abstract

- É problematizado neste artigo a recente precarização do trabalho viabilizada com a ajuda de concepções neoliberais que priorizam a flexibilização do trabalho nas atividades de docência das Universidades Públicas Brasileiras. Este processo decorre das atuais políticas públicas de estímulo à produtividade acadêmica que incentivam a competição entre os professores e, conforme aponta a literatura, facilita o sofrimento-adoecimento do trabalhador. Eis que emerge um paradoxo que contrapõe a teoria da Psicodinâmica do trabalho, pois os professores-pesquisadores deveriam gozar de boa saúde por deterem autonomia e realizarem tarefas de cunho inventivo. No entanto tal paradoxo não se sustenta à medida que é analisado o conceito de "exploração do sofrimento" e as suas consequências na saúde mental do trabalhador. Desta forma, foi possível concluir que este ofício tem ganhado lentamente contornos semelhantes à um trabalho taylorizado, produzido em série por intermédio do comportamento condicionado.

ABSTRACT:
- This article discusses the precarious conditions in which the teaching activity in Brazilian's Federal Universities is found recently due to the neoliberal concept of work flexibility in the field. This is coupled with the current public policies that stimulate productivity and competition among teachers, facilitating the suffering-sickness of the worker, as the literature on the subject points out. Here emerges a paradox that opposes the Psychodynamics Work Theory because the researcher-teachers should be in good health when performing their tasks of inventive nature, which unfortunately has not been verified. Aiming to demonstrate the conceptual viability of this theory, it is presented how the concept of "exploitation of suffering" is valid to explain the process of suffering-illness present in this profession which has slowly gained form similar to a Taylorized work, produced in series through conditioned behavior.
 
   

 

 Violência obstétrica
 Vera Maria Neves Smolentzov/ Geisa Maria Batista Moterani
........................................................................................................................ 111-120

 
 
resumo do artigo / abstract

- Falta de informação sobre os procedimentos pelos quais vão passar como agressões verbais, abuso de medicação sem justificativa médica, e tantos outros, estas são algumas dentre as muitas situações pelas quais as mulheres passam durante o parto. Grande maioria delas creem que estas situações de privação ou sofrimento são normais, inerentes ao processo de gestação e parto, pois confiam nos/nas profissionais da saúde que as atendem, acreditam que os/as mesmos(as), estão adotando o melhor procedimento possível. Em quase sua totalidade elas não sabem, no entanto, que muitos desses procedimentos são contrários às evidências científicas e recomendações do Ministério da Saúde e da ONU. Esses procedimentos físicos, emocionais e psicológicos pelos quais algumas mulheres passam durante a gestação, pré natal, parto, pós parto e eventuais abortamentos são contrários aos princípios da humanização e da medicina baseada em evidências e recebem o nome de Violência Obstétrica.

ABSTRACT:
- Lack of information about the procedures they will go through as verbal assaults, medication abuse without medical justification, and so many others, these are some of many situations women experiences during childbirth. Most of them believe that these situations of deprivation or suffering are normal, inherited by the process of gestation and delivery, because they trust the health professionals who attended them, they believe that the health professionals are adopting the best possible procedure. Almost all of them do not know, however, that many of these procedures are contrary to the scientific evidence and recommendations of the Ministry of Health and the UN. These physical, emotional, and psychological procedures that some women undergo during pregnancy, pre-natal, childbirth, postpartum, and eventual abortions are contrary to the principles of humanization and evidence-based medicine and which are called Obstetric Violence.
 
   

 

 Resenha: A íntima utopia
 Sandra Lorenço Corrêa
........................................................................................................................ 121-124

 
   
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