Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA
 

REVISTA AVESSO DO AVESSO

Revista Avesso do Avesso - Volume nº 3

- Volume nº 3

- Junho 2005

- 166 páginas

- ISSN impresso: 1678-7862

- ISSN Eletrônico: 2179-5991

 

SUMÁRIO:
 

 O cultivo da razão diversa
 Marilina Conceição Oliveira Bessa Sena Pinto
.......................................................................................................................... pág. 7

 
 
resumo do artigo / abstract

- O texto discute o problema da diversidade cultural e da intolerância como resultado da falsa antinomia entre identidade e diferença. Propõe ainda um diálogo entre o pensamento científico e outras formas de cognição como um exercício de religação dos saberes.

ABSTRACT:
- The text discusses the issue of the cultural diversity and intolerance as a result or the false antinomy between identity and difference. It proposes a dialogue between scientific thought and other formS of cognition as an exercise of relinking knowledge.
 
   

 

 As invariâncias da percepção direta e o auto-engano fatual
 Sônia Ribeiro Morais
........................................................................................................................ pág. 24

 
 
resumo do artigo / abstract

- O objetivo desta análise é relacionar o auto-engano fatual, tido como uma falha perceptiva, com as invariâncias, ou seja, estruturas estáveis apresentadas pela perspectiva da percepção direta. O enfoque do presente trabalho está no campo da percepção, entendendo por ela a relação imediata e consciente entre organismo e meio ambiente, através da qual o organismo obtém informações para sua sobrevivência. Com a finalidade de delimitar a análise, dentre os sentidos da percepção, enfocaremos o da visão devido a importância que o ser humano lhe atribui.

ABSTRACT:
- The objective of this analysis is to relate the factual self-deception, considered as a perceptive failure. with the invariances. that is. stable structures presented from the view of the direct perception. The focus of this work is on the perception field. being that, the immediate and conscious relation between organism and environment, through which, the organism attains information for its survival. With the aim of delimitating the analysis. among the senses of perception, we shall place the focus on the vision due to lhe importance the human being attributes to it.
 
   

 

 Reflexividade, comunicabilidade e cotidiano
 Cíntia San Martin Fernandes
........................................................................................................................ pág. 39

 
 
resumo do artigo / abstract

- O objetivo deste trabalho é o de apresentar um olhar hermenêutico sobre a trama sociológica contemporânea. O trabalho divide-se em quatro momentos: no primeiro momento apresentamos o cotidiano como ferramenta para a compreensão sociológica; num segundo momento, desenvolvemos o argumento de que o viver comunitário, enraizado na vida cotidiana, sustenta-se devido à potencialidade comunicativa da comunidade; num terceiro momento, discutimos através de conceitos como reflexividade e comunidade a possibilidade de olharmos com mais atenção para o mundo cotidiano e nele compreender hermeneuticamente os significados compartilhados que são as condições de existência do “nós” (todo social); e, finalmente, num último momento, apresentamos a idéia de que esse “nós”, que esse ser-em-comum tem seu vigor no que denominamos de pulsação cotidiana onde a imagem e arte aparecem como símbolos deste elan.

ABSTRACT:
- The objective of this work is to present a hermeneutic glance on the contemporary sociological plot. The work is split into four moments: the first moment we present the daily life as a tool for the sociological comprehension: in a second moment, we develop an argument that the community life rooted in daily life is sustained due to the communicative potentiality of the community; in a third moment we discussed, debating concepts, such as reflexibility and community, the possibility of regarding the daily world more closely and hermeneutically understand in it, the shared meaning which are the conditions of existence of "we" (social totality); and, at last, in a last moment, we present the idea of this "we”, that this communitv interest has its strength, which we denominate daily pulsation and image and art appear as symbols of this élan.
 
   

 

 A lógica da demonstração pela redução ao absurdo
 Antonio Luís Venezuela / Tânia Regina Vendrame Paludetto
........................................................................................................................ pág. 62

 
 
resumo do artigo / abstract

- O texto analisa a lógica que estabelece a demonstração matemática pela redução ao absurdo. Resgata pontos históricos, iniciados pelos babilônicos e o seu domínio dos números inteiros e racionais. Sugere uma possível influência dos babilônicos sobre os pitagóricos, que cultivavam uma seita secreta. Comenta o surgimento de uma crise entre os pitagóricos, pelo fato da irracionalidade da raiz quadrada de 2, sendo provado pelos seus integrantes utilizando-se justamente da redução ao absurdo (reductio ad absurdum). Trata ainda da lógica formal, estilo de raciocínio nas demonstrações matemáticas e a própria demonstração, pelo reductio ad absurdum, da irracionalidade da raiz quadrada de 2.

ABSTRACT:
- The text analyzes the logic that establishes the mathematical demonstration by means of the reduction to absurdity. It rescues historical points, initiated by the Babylonians and its domains of the whole and rational numbers. It suggests a possible influence of the Bahylonians over the Pythagoreans who cultivated a secret sect. The appearance of a crisis among the Pythagoreans is commented, for the fact of the irrationality of the square root of 2, being proven by their members being used exactly of the reduction to absurdity (reductio ad absurdum). lt also approaches the formal logic, reasoning style in the mathematical demonstrations and the demonstration itself, by means of "reductio ad absurdum", of irrationality of the square root of 2.
 
   

 

 O gênero da luta pelo direito à casa e à cidade
 Masilene Rocha Viana
........................................................................................................................ pág. 77

 
 
resumo do artigo / abstract

- O presente trabalho sistematiza parte dos estudos e pesquisas junto às ocupações urbanas em Teresina, capital do Estado do Piauí, que revelaram a mulher como a força vital nas iniciativas e no desenvolvimento da luta por moradia e por um endereço na cidade. A ousadia para enfrentar situações conflituosas, o corpo e a coragem como escudo contra a ação repressiva, a decisão categórica de ocupar como sinal da recusa de condições indignas de sobrevivência, são fatos incontestes da presença decisiva da mulher. A ocupação, traz(ia) a possibilidade de conquista de autonomia e o rompimento com a situação de vulnerabilidade e inquietude tão próprias do nomadismo a que são submetidas famílias desprovidas de habitação e que não podem dispor da mercadoria casa, conforme as leis do mercado imobiliário.

ABSTRACT:
- This work systematizes part of the studies and researches as to the urhan occupations in Terezina, capital of the state of Piauí. which have revealed women as a vital force in the initiatives and in the development of the battle for the housing and an address in the city. The audacity to face conflicting situations, the body and courage as a shield against repressive actions, the categorical decision of occupation as a sign of refusal to non-honorable survival conditions, are incontestable facts of the decisive presence of women. The occupation brings/brought the autonomy conquering possibility and the rupture with the vulnerability and unstill situation so proper of nomadism to what the housing deprived families are undertaken, and that cannot have the product housing, under the real state market.
 
   

 

 A questão da hierarquia cultural em Gilberto Freyre
 Marco Antônio Nunes da Silva
........................................................................................................................ pág. 98

 
 
resumo do artigo / abstract

- O artigo propõe analisar a grande obra de Gilberto Freyre, Casa-Grande & Senzala, pelo viés da cultura, apontando, de forma sucinta, as principais inovações trazidas pelo livro, bem como tecer algumas críticas a estereótipos que ainda permanecem – muitos destes beirando o preconceito –, mesmo numa obra inovadora como esta.

ABSTRACT:
- This article proposes an analysis of the masterwork of Gilberto Freire, "Casa-Grande & Senzala". from the cultural view, highlighting in a brief way the main novelties approached in the book, such as some critics and stereotypes which still remain – many of which bounding the frontier of prejudice - even in a innovative work like this one.
 
   

 

 A fantasia Big Brother Brasil
 Wagner Luiz da Silva
...................................................................................................................... pág. 112

 
 
resumo do artigo / abstract

- Analisar criticamente as conseqüências sócio-educativas das manifestações atuais na mídia televisiva nacional dos reality shows, enquadradas nas grades das inúmeras redes de televisão.

ABSTRACT:
- Critically analyze the socioeducational consequences of the present manifestations in the national television media of the Reality Shows, framed in the schedule of various television networks.
 
   

 

 A qualidade necessária na e da educação - Uma breve percepção
 Leonides da Silva Justiniano
...................................................................................................................... pág. 125

 
 
resumo do artigo / abstract

- O artigo aqui apresentado é parte de uma discussão mais ampla que tem por foco a qualidade enquanto referida à educação. O objetivo, conforme melhor explicitado posteriormente, é averiguar a percepção sobre o que sejam a qualidade na educação e a qualidade da educação por parte daqueles que nela (a educação) atuam.

ABSTRACT:
- The article presented here is part of a fierce discussion which aims quality as to education. The objective, as better explained further, is to investigate the perception on the quality in and the quality of the education by those who play a role on it (education).
 
   

 

 Desenvolvimento cognitivo: alguns subsídios para a compreensão da Teoria de Jean Piaget
 Irineu Aliprando Viotto Filho / Rosiane de Fátima Ponce
...................................................................................................................... pág. 141

 
 
resumo do artigo / abstract

- Este artigo, construído a partir de nossas aulas nos cursos de Psicologia e Pedagogia, tem por objetivo apresentar conceitos básicos da teoria piagetiana visando melhor conhecer as proposições do autor para uma adequada compreensão do processo de desenvolvimento cognitivo do ser humano. A teoria piagetiana oferece condições para se compreender o desenvolvimento cognitivo da criança a partir de uma visão biologicista e, nesse sentido, oferece contribuições para se pensar a educação nessa perspectiva. Salienta-se que uma teoria precisa ser adequadamente apropriada para ser submetida a um crivo crítico e passa a ser imprescindível o conhecimento de suas bases teóricas para se conhecer seus limites e assim se pensar nas possibilidades de sua superação.

ABSTRACT:
- This article, construed from our classes in the psychology and psychopedagy classes has the objective of presenting basic concepts of the Piagetian theory aiming to better understand the proposítions of the author for a proper comprehension of the cognitive development process of human being. The Piagetian theory provides conditions to understand the cognitive development of children from a biologicist view. and in this sense. offers contributions to appraise education from this perspective. It is highlighted that a theory must be suitable to undergo through a criticai analysis and the knowledge of its theorical basis turns out to be crucial in order to meet its limits. and so think of the possibilities of overcoming.
 
   

 

 A FAC-FEA: uma comunidade acadêmica em construção
 Pascoal Manfredi Neto / Irineu Aliprando Viotto Filho / Claudemir Gomes / Rosiane de Fátima Ponce / Leonides da Silva Justiniano / Vera Maria Neves Smolentzov
...................................................................................................................... pág. 158

 
 
resumo do artigo / abstract

- A Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA) é uma instituição de ensino superior com cursos de graduação em Economia, Administração, Pedagogia, Turismo e Psicologia, mantida pela Fundação Educacional Araçatuba, entidade cridada por Lei Municipal datada de 1967, configurando-se como uma instituição comunitária de modelo público-não estatal. Isso implica que alunos pais-responsáveis (família), professores, funcionários, ex-alunos, bem como os representantes dos diversos segmentos da sociedade civil e entidades que compõem o Conselho de Curadores são considerados membros da Comunidade FAC-FEA.

 
   
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