Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba - FAC-FEA
 

REVISTA TURISMO & PESQUISA

- Volume nº 1

- Novembro 2002

- 155 páginas

- ISSN impresso: 1677-9045

Artigos deste volume:
 

 A importância da Educação Ambiental para o turismo sustentável: um estudo em Três  Lagoas - MS
 Edima Aranha Silva / Bruna Tiago Almeida / Vinícius Paschoal Belon / César Gustavo da Rocha Lima

- A concepção da Educação Ambiental no início deste século XXI, além de considerar a vertente ecológica preservacionista, deve relevar a importância das inter-relações dinâmicas, que ao longo da história se tem estabelecido entre a sociedade e a natureza. Em razão da complexidade da questão ambiental e o turismo é que há necessidade dos processos educativos proporcionarem condições para as pessoas adquirirem conhecimentos, habilidade e desenvolverem atitudes para poderem intervir de forma participativa em processos decisórios que implicam alteração para melhorar a qualidade ambiental.

 

 

 O Turismo Rural: uma alternativa para a economia camponesa e uma forma de  desenvolvimento da economia local
 João Geraldo Nunes Rubelo

- Buscou-se neste artigo discutir em breves linhas a ascensão lenta e gradual da atividade do turismo, em especial o turismo rural a economia brasileira, e a inserção do camponês neste segmento, como forma de agregar valor à produção. Ressaltou-se também a importância do planejamento integrado, para a viabilização do projeto referente ao turismo rural e camponês.

 

 

 Ecoturismo Esportivo: uma alternativa econômica
 André Pavani Grecco

- O turismo é hoje uma das atividades econômicas mais importantes, movimentando enormes montantes de dinheiro e empregando milhares de pessoas ao redor do mundo, e paralelo ao desenvolvimento acelerado das sociedades humanas ouve-se o alerta para os problemas ambientais decorrentes deste desenvolvimento. O trabalho expõe uma proposta de desenvolvimento sustentável baseado na atividade ecoturística, especificamente o mountain bike, buscando um ponto de convergência dos temas - ecologia, turismo, cicloturismo e percepção ambiental. Com o objetivo de integrar os temas, buscou-se associar os conceitos ambientais de turismo, as questões da percepção da paisagem e ecoturismo esportivo, tendo como pano de fundo um ambiente natural que ainda preserva suas características originais.

 

 

  Perfil da demanda de pesca da Fazenda Santo Antônio : estudo de mercado para camping
 Graziela Castilho Sabino Grecco / Luiz Carlos Spiller Pena / Wilton Carlos Lima Silva

- O estudo das possibilidades de aceitação de determinado produto, a instalação de uma área de camping, pelo mercado regional de um empreendimento de pesca. Para identificar as potencialidades do projeto foram necessárias as investigações dos hábitos de consumo e preferências dos consumidores, através de um estudo com pesquisa de mercado e análise da viabilidade do empreendimento. Esta pesquisa se propôs a realizar, a partir do público de pesca da Fazenda Santo Antônio, localizada no Município de Sabino, região de Lins – SP, uma aproximação entre as práticas acadêmicas do Curso de Turismo e a realidade de mercado.

 

 

 Turismo e lazer: estudo de caso do Balneário Público de Três Lagoas - MS
 Conceição Aparecida Queiroz Gomes / Gisleine Rodrigues de Lucena Brandão

- Este artigo compreende uma parte da monografia de conclusão do curso de Bacharel em Geografia / UFMS / CPTL / 2001 intitulada de “Turismo e lazer: uma forma diferenciada de uso do espaço. Estudo de caso do Balneário Público de Três Lagoas, MS”, que analisou a expansão da atividade turística e suas influências no processo de (re)organização do espaço do lazer no município de Três Lagoas, MS. Ressaltamos a importância desta atividade para o município, pois possibilitará desenvolvimento sócio-econômico, geração de empregos e o lazer para a população. O turismo é a palavra alavancada para o progresso de muitos municípios, assim como para Três Lagoas, que foi outorgada com o selo de Município para o Desenvolvimento do Turismo. A escolha de um estudo de caso partiu da idéia de que o Balneário ainda é uma das áreas públicas que possibilitam o descanso e o entretenimento citadino e também por ser um dos atrativos turísticos do município.

 

 

 Santa Fé do Sul: turismo emergente apoiado em residências secundárias
 Nelsi Coelho Araújo Calazans

- Santa Fé do Sul é um município situado na região Noroeste do Estado de São Paulo, que tem sua origem ligada à expansão da Ferrovia Araraquarense no rumo do rio Paraná, tendo sido implantado como núcleo urbano em 1948. Na década de 70, o represamento de águas para alimentar as usinas hidrelétricas, resultou em perda do território e ganho de espaço recreativo. O turismo apoiado em residências secundárias ou ranchos tornou-se realidade em Santa Fé do Sul, que transformou-se em núcleo receptor.

 

 

 Planejamento por consenso: desafios entre teoria e prática no turismo
 Eunice Pinheiro Guimarães Turrini

- Trata o presente texto da descrição de uma vivência compartilhada com acadêmicos do segundo ano do curso de Turismo da FAC-FEA, no ano de 2001. Com o intuito de desenvolver uma atividade que articulasse teoria e prática, elaborou-se um projeto turístico municipal utilizando a metodologia de Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos (ZOPP).

 

 

 Preservação do patrimônio cultural: o direito à memória na implementação da atividade  turística no Brasil
 Maria Angélica Momenso Garcia

- Análise da preservação da memória como forma de construção de um sentimento de identidade social e o envolvimento da atividade turística sustentável como pólo dinamizador de iniciativas ligadas à preservação do patrimônio cultural.

 

 

 O resgate histórico-cultural e a revitalização da Estação e Vila Ferroviária de Araçatuba - SP
 Célia Maria de Araújo Corazza / Marlene Giraldelli Pereira de Morais / Sirlei Rodrigues de Morais / Sidneia Pereira / Marcelo Peixoto Trevizo / Edima Aranha Silva / Maria Angélica Momenso Garcia / Pascoa Manfredi Neto / Eunice Pinheiro Guimarães Turrini

- O trabalho visa resgatar e mostrar a memória ferroviária da Alta Noroeste, apresentando o seu histórico, o avanço da CEFNOB (Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil) rumo ao oeste - de Bauru a Araçatuba, o processo de colonização e a ocupação urbana, a decadência e a privatização da ferrovia, o impacto da retirada dos trilhos do centro urbano, a situação atual no núcleo ferroviário e os projetos de revitalização. A proposta maior deste trabalho, além de demonstrar toda a trajetória histórica araçatubense, prioriza argumentar sobre as necessidades e possibilidades que o município de Araçatuba tem para tornar-se um pólo turístico, não esquecendo que os principais instrumentos e requisitos primordiais para tal são a educação e a conscientização da população, cumprindo assim o seu papel social.

 

 

 O transporte aéreo e o turismo
 Herbert Henji Polizel

- O transporte aéreo foi o principal responsável pelo desenvolvimento do turismo mundial nas últimas décadas do século XX. Com ele, é possível unir povos de diferentes culturas em um curto espaço de tempo, interligando as regiões mais remotas do planeta. A concorrência e as facilidades tecnológicas popularizaram o avião de tal forma que, no século XXI, voar não é mais um privilégio somente de indivíduos de classe social privilegiada.

 

 

 A importância do Food Service no setor gastronômico brasileiro
 Edima Aranha Silva / Fábio Américo Victório

- Com a globalização e as oportunidades com a mundialização da economia, as empresas conquistam novos mercados e inovam com outros tipos de serviços e negócios. O food service fortaleceu-se, e apresenta novas opções de modalidades que facilitam e atendem um segmento cada vez maior da sociedade brasileira, e conseqüentemente com a diminuição do tempo destinado ao preparo da alimentação, as pessoas têm a oportunidade de dedicar-se mais ao lazer e à recreação.

 
Para adquirir este volume através de compra ou solicitar permutas, clique aqui
Voltar ao índice de Turismo & Pesquisa
 
Site desenvolvido por Electram